SUPORTE AOS DISCENTES DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS E OCEANOGRAFIA NA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Resumo
Os conhecimentos em redação científica são essenciais para a produção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e outros produtos científicos na universidade, considerando a complexidade desses. Estar familiarizado com instrumentos que guiam a elaboração de trabalhos acadêmicos é fundamental para a criação desses, tendo em vista que a dificuldade em realizá-los pode levar à reprovação e evasão do curso. Nos bacharelados em Ciências Ambientais e Oceanografia na UFC não há a previsão de disciplinas obrigatórias sobre Métodos Científicos, o que corrobora para a dificuldade no acesso de tais temáticas pelos alunos. Assim, o presente trabalho objetiva enfatizar as ações realizadas no âmbito do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) nas ações realizadas sobre a elaboração e normalização de trabalhos acadêmicos. As atividades realizadas ocorreram presencialmente e por meios digitais. De forma presencial, foram realizados 3 eventos do tipo oficinas; e em formato digital, foram divulgados, por e-mails e pela rede social Instagram, conteúdos sobre a temática citada. Também foi disponibilizado um canal para suporte aos alunos. Parte dos conteúdos abordados nas atividades foi escolhida com base em indicações feitas pelos próprios discentes. Os resultados obtidos foram cerca de 45 alunos participantes das oficinas, mais de 200 discentes alcançados com o envio de conteúdos por e-mail, e cerca de 670 contas alcançadas pelos conteúdos divulgados através do Instagram. Nesse contexto, nota-se a importância dos conteúdos e das ações realizadas pelo projeto, assim como o interesse dos discentes sobre a temática do mesmo, considerando que o conhecimento e o domínio das metodologias que envolvem a elaboração de trabalhos acadêmicos facilita o processo de construção desses trabalhos, o que por sua vez contribui para a não reprovação ou evasão dos estudantes que precisam passar por essa etapa da graduação.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.