SUPORTE AOS DISCENTES DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS E OCEANOGRAFIA NA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Autores

  • Julia Maria Lima Braz
  • Fábio de Oliveira Matos
  • Fabio de Oliveira Matos

Resumo

Os conhecimentos em redação científica são essenciais para a produção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e outros produtos científicos na universidade, considerando a complexidade desses. Estar familiarizado com instrumentos que guiam a elaboração de trabalhos acadêmicos é fundamental para a criação desses, tendo em vista que a dificuldade em realizá-los pode levar à reprovação e evasão do curso. Nos bacharelados em Ciências Ambientais e Oceanografia na UFC não há a previsão de disciplinas obrigatórias sobre Métodos Científicos, o que corrobora para a dificuldade no acesso de tais temáticas pelos alunos. Assim, o presente trabalho objetiva enfatizar as ações realizadas no âmbito do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) nas ações realizadas sobre a elaboração e normalização de trabalhos acadêmicos. As atividades realizadas ocorreram presencialmente e por meios digitais. De forma presencial, foram realizados 3 eventos do tipo oficinas; e em formato digital, foram divulgados, por e-mails e pela rede social Instagram, conteúdos sobre a temática citada. Também foi disponibilizado um canal para suporte aos alunos. Parte dos conteúdos abordados nas atividades foi escolhida com base em indicações feitas pelos próprios discentes. Os resultados obtidos foram cerca de 45 alunos participantes das oficinas, mais de 200 discentes alcançados com o envio de conteúdos por e-mail, e cerca de 670 contas alcançadas pelos conteúdos divulgados através do Instagram. Nesse contexto, nota-se a importância dos conteúdos e das ações realizadas pelo projeto, assim como o interesse dos discentes sobre a temática do mesmo, considerando que o conhecimento e o domínio das metodologias que envolvem a elaboração de trabalhos acadêmicos facilita o processo de construção desses trabalhos, o que por sua vez contribui para a não reprovação ou evasão dos estudantes que precisam passar por essa etapa da graduação.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação