UMA ANALISE ACERCA DOS OBSTACULOS NA ESFERA DA EDUCACAO E O MITO DA MERITOCRACIA
Resumen
A disciplina de Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais é ofertada pela Universidade Federal do Ceará para todos os seus cursos presenciais. Tem como foco temáticas sociais relevantes que permeiam desde as áreas de filosofia da diferença até os de educação ambiental, tais temáticas são organizadas em fóruns individualizados no Solar para serem discutidas e debatidas, estimulando o desenvolvimento de um senso crítico social mais aguçado entre os discentes. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo analisar os principais tópicos discutidos no fórum “Diferença como qualidade do que é diferente” e a forma como a propagação do ideal de meritocracia na universidade afeta o âmbito educacional. A metodologia empregada consistiu de uma análise diante das discussões e interações realizadas no fórum “Diferença como qualidade do que é diferente”, semestre 2022.1, turma 02, como forma de apurar a experiência dos discentes enquanto alunos matriculados em uma universidade pública frente a meritocracia artificial propagada na esfera acadêmica. A pesquisa também buscou ressaltar os impactos de como as diferenças socioeconômicas podem afetar o campo da educação. Essa análise foi realizada a partir de leituras recomendadas de textos fornecidos pelo professor responsável pelo fórum, artigos que trabalham a perspectiva da educação versus meritocracia e as discussões e opiniões expostas pelos alunos. O resultado da análise mostrou que os discentes raramente ou em nenhum momento são estimulados a debaterem sobre questões relevantes em nossa sociedade. Dessa forma, acredita-se que é necessário que haja uma iniciativa de docentes e discentes em reconhecer a importância de discutir e analisar como as diferenças sociais e econômicas desmistificam a falsa meritocracia propagada no âmbito acadêmico.Descargas
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Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Liberato Alves do Nascimento, A., & Costa De Souza, M. de F. (2022). UMA ANALISE ACERCA DOS OBSTACULOS NA ESFERA DA EDUCACAO E O MITO DA MERITOCRACIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1608. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86371
Número
Sección
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
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