UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA PBL (PROBLEM BASED LEARNING) APLICADA NO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Resumo
Atualmente o mercado de trabalho exige profissionais que possuam “hard skills” e “soft skills”, ou seja, habilidades comportamentais e técnicas. No entanto o ensino aplicado nas universidades de engenharias investe em métodos de ensino tradicional que não são mais suficientes para o preparo profissional do engenheiro. Com isso, novas metodologias ativas surgiram para suprir as necessidades educacionais das engenharias, sendo uma delas, o PBL (Problem Based Learning), a qual se baseia no ensino que utiliza problemas reais para tornar os alunos protagonistas das salas de aula, apenas com o suporte de um professor tutor, e assim tornando os discentes capazes de encontrem soluções para os problemas propostos e se familiarizem com os desafios profissionais que encontrarão na sua área de atuação. Tendo em vista o PBL, como metodologia ativa ser aplicada no período letivo do ano de 2019.2, o curso de Engenharia de Energias Renováveis e utilizando como disciplina hospedeira Fundamentos de Física para Engenharia (TL0007) para ser testada e consequentemente avaliada as contribuições e impactos no desenvolvimento dos alunos do segundo semestre do curso. Partindo-se disso, foi feito uma pesquisa qualitativa e quantitativa com os alunos que faziam parte da turma teste da metodologia em questão, com o intuito de coletar as opiniões dos estudantes sobre determinados critérios avaliativos, da forma como ocorreu a aplicação e como impactou no desenvolvimento das habilidades e competência dos discentes.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.