UMA VIVÊNCIA COMO FORMA DE APRENDIZADO E INCENTIVO AO INGRESSO ÁS ATIVIDADES ACADÊMICAS
Resumo
O incentivo ao aluno permanecer no âmbito acadêmico é essencial, principalmente nos semestres iniciais, pois é nesse período que há os maiores índices de evasão. Sendo assim, é comprovada a importância do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), que busca diminuir a desistência do corpo estudantil da vida acadêmica. Em relação ao curso de Zootecnia é imprescindível a aplicação da teoria na prática ainda durante a graduação, para que o discente possa experimentar o que irá vivenciar no mercado de trabalho. Dessa forma, a partir da manifestação de interesse por parte dos ingressantes, foi realizada uma visita a um dos setores da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Laboratório de Estudos em Reprodução Animal (LERA). Logo, este trabalho tem o intuito de detalhar essa experiência. Em primeiro momento foi visto o local em que os animais da espécie ovino são alojados, sendo explicado que estes são destinados à experimentos. Em um outro momento, foi visitada as dependências do laboratório, sendo feita uma explicação sobre quais tipos de trabalhos são realizados, os alunos conheceram alguns exemplos de experimentos que são correlacionados com a qualidade do sêmen dos animais. Como forma de visualizar o que foi dito na teoria, os discentes tiveram a oportunidade de ver fotos e vídeos de lâminas com alíquota de sêmen. Com o fito de entender como foi a experiência no setor, elaborou-se um formulário para que os alunos respondessem alguns questionamentos e pudessem expressar suas opiniões. De acordo com os dados obtidos, metade dos graduandos nunca tinham ouvido falar do labortório, bem como o interesse pela área surgiu apenas com o auxílio do PAIP e, por unanimidade, todos recomendariam a visita ao setor como forma de incentivo aos alunos. Posto isto, comprova-se que a visita aos setores da Zootecnia é um meio de despertar nos estudantes o interesse de participar ativamente do meio acadêmico.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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