USO DO FRAMEWORK PHASER PARA DESENVOLVIMENTO DE JOGOS WEB
Resumo
Visando melhorar a qualidade do jogo digital, UFCode, para o ensino de programação, foi proposto o uso do Phaser, este é um framework de código aberto utilizado com frequência para o desenvolvimento de jogos digitais que podem ser executados em navegadores web, sejam eles a partir de um dispositivo móvel ou sejam eles em um desktop. O Phaser permite que seja feita essa adaptação de acordo com o dispositivo. Tal tecnologia é um framework em javaScript e pode ser executado em uma gama de navegadores, como o Firefox, o Chrome e até mesmo o Safari, navegador dos dispositivos iOS, notando assim a diversidade que essa ferramenta proporciona para os desenvolvedores. O Phaser possui uma boa variedade de recursos que podem ser listados e relacionados com o desenvolvimento de jogos web, a exemplo do sistema de renderização gráfica dessa tecnologia que utiliza o Pixi.js (o Canva é utilizado se o dispositivo não suportar o Pixi.js), que suporta imagens, arquivos de áudio, arquivos de dados, arquivos javaScript, tilemaps (o cenário, constituído de tiles: azulejos quadriculados), etc. Esses suportes são importantes para a composição do jogo, já que definem as principais características do jogo, a exemplo das imagens, em que, através da utilização do Phaser, é possibilitada a exibição das imagens fixas e dos chamados sprites (a imagem de um objeto ou personagem nos jogos 2D), de uma maneira mais fluida, que formam os personagens, inclusive os não-jogáveis. Ademais, o uso dos tilemaps, devido ao Phaser, melhora na jogabilidade, que se baseia no uso de pequenas imagens quadradas, hexagonais ou retangulares para compor o cenário, sendo esse último chamado de tileset. Dessa forma, com base na avaliação recebida pelos alunos de turmas de programação da UFC que utilizaram o UFCode, optou-se por utilizar também o Phaser na implementação do jogo para a melhoria da usabilidade, já que antes era utilizada apenas a biblioteca React.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Guilherme Alves Noronha de Morais, J., Lima Capistrano, Y., Pantoja, J., Braide Schramm de Moura, L., Silva, J. de C., & Lelli Leitao Dantas, V. (2022). USO DO FRAMEWORK PHASER PARA DESENVOLVIMENTO DE JOGOS WEB. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1611. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86374
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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