PRÁTICA DIDÁTICA COLABORATIVA ENTRE INSTRUTORES PÓS-GRADUANDOS E MONITORES DA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA-ODONTOLOGIA: AVALIAÇÃO DOS MONITORES SOBRE A INSTRUTORIA DO PROPAG-EIDEIA EM 2022.1
Resumo
Instrutoria é um projeto de prática didático-pedagógica com a participação de alunos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Ceará. Dentre os vários objetivos, destacam-se o de proporcionar ao instrutor de pós-graduação (IPG) uma participação em atividades docentes e uma visão colaborativa, pelo Programa de Articulação entre Graduação e Pós-graduação (PROPAG). Assim, buscou-se avaliar o impacto da atuação de dois IPGs junto aos monitores da disciplina de Farmacologia-Odontologia da UFC (2022.1), um proveniente do Programa de Pós Graduação em Odontologia, responsável pelas dinâmicas metodológicas, e outro, do Programa de Pós Graduação em Farmacologia, responsável pela atenção aos conteúdos teóricos. Para tanto, foi aplicado um questionário aos três monitores da disciplina, inquirindo-se sobre: atuação dos IPGs na orientação para definição metodológica, nível de conhecimento em farmacologia do IPG, qualidade e frequência de colaboração do IPG junto aos monitores. Quanto à apresentação das diferentes metodologias ativas e sua aplicação, os três monitores consideraram excelente a atuação dos IPGs. Quanto ao nível de conhecimento em farmacologia, dois monitores avaliaram como excelente, e um como bom. Ao serem indagados sobre a qualidade de colaboração, os monitores consideram-na excelente. Contudo, quanto à frequência, não houve consenso entre as opiniões dos monitores, cada um atribuindo excelente, bom e regular, item este que merece mais atenção por parte do IPG. Em suma, a participação de instrutores junto aos monitores atendeu à proposta principal do projeto: proporcionar uma visão colaborativa. Ademais, percebe-se a necessidade de reforçar a interação IPG/monitor, para otimizar a experiência de instrutoria PROPAG, de modo que esta colaboração repercuta positivamente no processo ensino-aprendizagem de todos envolvidos. Apoio: EIDEIA-PROPAG-UFC.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Docência no Ensino Superior
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.