A ESCOLHA PROFISSIONAL NA ADOLESCÊNCIA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de orientação psicossocial de adolescentes do ensino médio para a escolha de uma profissão em escolas públicas e particulares de Fortaleza-Ceará. O apoio teórico para o alcance desse objetivo foi delineado a partir das ideias de Erik Erikson(1972) e Robert Havighurst(1953) que versam sobre as teorias do desenvolvimento psicossocial da adolescência, e a partir das fases da teoria de Havighurst, é possível observar que a adolescência, além de um período de mudanças, é igualmente um período de intensos processos de escolha que terão um impacto decisivo na vida do sujeito. Sendo essa uma pesquisa do tipo qualitativa, para a construção dos dados utilizamos um questionário pelo Google Forms e uma entrevista com 19 estudantes de escolas públicas e 38 estudantes de escolas particulares. Após serem analisados os dados, podemos apontar que a escola tem certo grau de colaboração na escolha profissional dos jovens e também ocorre a influência da família, mesmo que de modo sutil para a entrada na universidade. Diante disso, a percepção do sujeito diante de cada profissão irá depender de como o contexto social no qual está inserido enxerga cada uma delas. A partir do embasamento teórico de Erikson, é possível compreender que a identidade ocupacional se forma através da percepção do adolescente diante os papéis profissionais ao longo de sua vida, principalmente a partir de figuras de autoridade como pais, professores e familiares. Além disso, percebeu-se pelas respostas do questionário e das entrevistas que os adolescentes possuem uma auto cobrança demasiada em busca de resultados positivos, o que acaba acarretando problemas psicológicos, como as crises de ansiedade. Desse modo, é possível concluir que a pressão ao qual os adolescentes são submetidos impacta negativamente na sua escolha profissional.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.