A IMPORTÂCIA DO CASQUEAMENTO PARA PROFILAXIA DE OVINOS MANIDOS EM BAIAS INDIVIDUAIS
Resumo
O casqueamento é um procedimento feito nos cascos dos angulados empregado como forma de tratamento e\ou manutenção, prevenindo e curando doenças que possam acometer o animal. A realização incorreta do casqueamento pode ocasionar prejuízos impactantes no processo produtivo e reprodutivo do sistema de criação. Desse modo, objetivou-se evidenciar a importância da prática de casqueamento racional em ovinos criados em confinamento. O Laboratório de Estudos em Reprodução Animal (LERA) possui cinco animais da espécie ovina, sendo quatro machos e uma fêmea criados em sistema de confinamento. No Lera, essa prática de casqueamento é realizada pelos estudantes de graduação em Zootecnia e Agronomia, que participam das atividades do laboratório. Para a execução dessa prática, necessita-se de ferramentas adequadas e higienizadas. Além disso, o animal deve ser contido com cordas para que o casqueamento seja realizado de forma segura. Antes de proceder o casqueamento, o casco precisa ser higienizado com água e sabão, e em seguida, o aparo do excesso de crescimento do casco, pode ser executado. Assim, a parede externa e a parede interna do casco devem ser cortadas de forma que a distribuição do peso e das formas anatômicas fiquem equilibradas, promovendo o bom aprumo. Após a realização correta dessa prática em todos os animais, foi possível observar uma melhora significativa na aparência dos cascos, com equilíbrio entre a angulação dos aprumos. Esses ajustes no casco permitem melhor locomoção dos animais e conferem ao macho maior firmeza ao saltar na fêmea no momento da monta natural. Portanto, conclui-se que a prática de casqueamento em carneiros reprodutores é imprescindível para garantir que o animal realize a monta de maneira adequada e satisfatória, além de proporcionar longevidade produtiva, visto que, evita doenças no aparelho locomotor.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.