A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES PARA A MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: O curso de medicina é extremamente exaustivo por diversos motivos, dentre eles a extensa quantidade de aulas e de conteúdos ministrados, a falta de tempo para atividades chistosas e a dificuldade em administrar o curso e a vida pessoal. Seria de se esperar que atividades extracurriculares como as ligas acadêmicas, iniciações científicas, monitorias, atividades de extensão e o acompanhamento de pacientes em ambulatórios serviriam apenas para dificultar a vida do estudante e piorar o gerenciamento do seu tempo. Objetivo: Analisar a importância das atividades extracurriculares na vida do estudante de medicina. Metodologia: Demonstrar, através de relato de experiência, como as atividades extracurriculares podem motivar esses estudantes. Resultado: No “S0”, antes do início do primeiro semestre do curso médico, fui aprovado na seleção e comecei a participar da Liga de Genética Médica da UFC (LIGEM), a qual vem me concedendo várias oportunidades acadêmicas, das quais destaco o acompanhamento ambulatorial que contribui para a melhora constante do meu desempenho, para uma motivação diária e manutenção da minha saúde mental através da realização de atividades de interesse pessoal que contribuem para o aprendizado e para o currículo. Também participo de aulas à comunidade, através do cursinho popular da UFC, XII de Maio, atividade que alegra minhas noites de sexta-feira, sendo uma oportunidade incrível não só para melhorar a capacidade oratória, mas também para ajudar jovens a alcançar seus sonhos e garantir um futuro melhor por meio do estudo. Conclusão: À luz dessas considerações, concluo que as atividades extracurriculares correspondem a grande parte da felicidade que sinto em relação ao curso médico. A motivação que preciso vem dessas oportunidades ímpares que tenho tentado aproveitar desde o início do curso, prática que recomendo aos novos colegas. Sou muito grato pela oportunidade de participar dos projetos citados e de outros.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.