ACOMPANHAMENTO OBSERVACIONAL DO PROTOCOLO TERAPÊUTICO EM UM CASO DE PREMATURIDADE E TRANSTORNOS MOTORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Lia Maria Aguiar Neves
  • Fabiane Elpidio de Sa Pinheiro

Resumo

INTRODUÇÃO: De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a prematuridade tem como classificação marcos a níveis temporais, em que bebês nascidos antes de 37 semanas são considerados prematuros. Para evidenciar fatores de risco ao neonatal prematuro, são realizadas medidas comparativas com marcos motores de crianças pré-termo e qualitativas do desenvolvimento, como as possíveis alterações motoras que se manifestam. OBJETIVO: Descrever a experiência de uma estudante de Fisioterapia que visitou o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce durante um estágio observacional da disciplina de Vivências III do 3º semestre. DESENVOLVIMENTO: A prematuridade e os transtornos motores são temas comuns quando consideramos a prática da fisioterapia no âmbito pediátrico. Portanto, experienciar atendimentos e protocolos de tratamento na área foram essenciais à minha experiência acadêmica e aprendizado. No primeiro dia de atuação, no campo de estágio, tive acesso ao prontuário dos pacientes e discuti a história clínica e a terapêutica aplicada. Quanto ao caso experienciado, os profissionais do ambiente realizaram um tratamento de estimulação ao desenvolvimento infantil que se baseava nas trocas posturais e estimulação sensorial global, além do estímulo de verticalização da posição sentada e transferências de movimento para trocas posturais baseadas no conceito Bobath, que já havia sido pauta de discussão no ambiente de sala de aula nessa mesma disciplina. Esse paralelo que se formou entre a teoria e vivência prática foi essencial ao entendimento dos métodos, uma vez que, ademais, o campo de observação foi muito positivo, considerando a recepção dos profissionais, instrução da orientadora e acompanhamento do protocolo terapêutico. CONCLUSÃO: A junção teórico-prática é essencial para a boa formação acadêmica. Portanto, afirmo e congratulo a instituição que possibilitou essa rica experiência para o desenvolvimento de habilidades imprescindíveis à minha formação profissional.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Experiências Estudantis