ATLÉTICA ARRETADA: IMPACTOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA SAÚDE DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS.
Resumo
Introdução: Os universitários, em grande maioria, é um público notavelmente conhecido pelo abandono de práticas saudáveis no que se refere aos hábitos alimentares, prática de atividades físicas, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas. Diante disso, a atlética ARRETADA propôs atividades esportivas semanais em um horário acessível para os estudantes, partindo do pressuposto que o esporte é um grande trunfo na melhora da saúde. Objetivos: Este trabalho busca analisar o impacto da prática esportiva nos treinos mistos promovidas pela Atlética Arretada com as alterações, sejam positivas, sejam negativas, na saúde dos estudantes universitários. Metodologia: foi realizada uma pesquisa entre os universitários que frequentam os treinos mistos da Atlética de maneira regular, colhendo informações em relação a melhora da sua saúde, qualificando a sua melhora. Resultados: Dentre os universitários que afirmaram regularidade, isto é, semanalmente iam os treinos, 100% (25) relataram que houve alguma melhora na saúde. Dentre os que relataram melhora na saúde, 72,7% (17) relataram muita melhora na saúde e 27, 3% (8) relataram que houve pouca melhora na saúde. Conclusão: Os estudantes que relataram assiduidade nas práticas esportivas realizadas pela atlética demonstraram melhora significativa no que tange a própria saúde. Diante os resultados, pode concluir-se que as atividades físicas promovidas pela atlética ARRETADA são de suma importância na vida dos estudantes universitários devido ao seu impacto positivo na saúde.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.