AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DE CAPACITAÇÃO DE GRUPO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE A TEMÁTICA IMUNOLOGIA E CÂNCER: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A imunologia dedica-se ao estudo das estruturas e componentes responsáveis pela defesa do organismo. Para os cursos da área da saúde, é um componente curricular das bases estruturantes e está relacionada aos sistemas humanos, sendo a imunologia dos tumores umas das temáticas abordadas. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de uma atividade de capacitação interna realizada pelos membros do projeto Imuno Ensina da Universidade Federal do Ceará sobre a temática Imunologia e câncer. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A capacitação foi ministrada por um membro extensionista e o público alvo foram os demais membros do projeto. Para a elaboração do material, realizou-se uma busca na base de dados SciELO, com o objetivo de selecionar um artigo base para elaboração da apresentação, esta aconteceu de forma remota via plataforma Google Meet. Para aferir o impacto da atividade sobre os demais membros do projeto, aplicou-se um pré e pós-teste com seis questões utilizando o Google Forms e relacionadas à temática “Imunologia e câncer''. As perguntas eram referentes ao microambiente tumoral (1ª), função das células T (2ª), células B (3ª) e células NK (4ª) na resposta ao tumor, mecanismos de evasão tumoral (5ª) e função dos macrófagos na resposta aos tumores (6ª). Observou-se um aumento do percentual de acertos no pós-teste de 33,3% (1ª); 24,4% (3ª); 13,3% (4ª); 22,2% (5ª) e 35,6% (6ª), quando comparado ao pré-teste. Apenas na segunda questão observou-se uma redução de 6,7% do percentual de acertos, possivelmente associado à persistência na confusão de conceitos entre MHC classe I e II. Diante dos resultados obtidos, a atividade cumpriu com a proposta de levar conhecimentos relacionados à imunologia dos tumores, representando um impacto positivo na perspectiva do estudante tanto como graduando quanto extensionista, tendo em vista que a apropriação dos conhecimentos possuem aplicação para as duas vertentes acadêmicas.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.