AVALIAÇÃO DE ÁRVORES URBANAS, UMA VIVÊNCIA PROPORCIONADA PELA DISCIPLINA DE SILVICULTURA
Resumo
A arborização urbana é um fator essencial nas cidades que traz inúmeros benefícios a população, como a melhoria na qualidade do ar, a conservação do ambiente, a estabilidade climática, saúde física e mental, entre outros. Todavia, manejo inadequado das árvores urbanas, pode gerar inúmeros problemas, deste conflito com elementos urbanos (placas, calçada, edificações, tubulações hidrossanitárias, redes elétricas, entre outras) até riscos eminentes de danos físicos e matérias. Além disso, o manejo inadequado pode comprometer a saúde e o vigor das árvores, reduzindo drasticamente seu tempo de vida. O objetivo do trabalho foi avaliar a arborização urbana, como atividade prática a ser realizada pelo estudante fora do domínio da universidade, identificando problemáticas e propondo soluções. As espécies arbóreas avaliadas neste trabalho estão localizadas na Praça Francisca Zélia e na Praça Raquel de Queiroz ao lado do North Shopping. As árvores avaliadas eram de médio a grande porte. A avaliação foi realizada com o auxílio de uma trena de 50 metros para medição do diâmetro, na coleta dos dados de altura e inclinação se utilizou os aplicativos Clinômetro Florestal e Clinometer respectivamente. As outras avaliações foram feitas por meio da avaliação visual minuciosa ao redor da espécie e com auxílio de um formulário semi estruturado. Foram avaliadas 10 árvores, um total de oito espécies: Ficus Benjamina, Calophyllum inophyllum, Mangifera indica, Pachira aquatica, Azadirachta indica, Spathodea campanulata, Albizia lebbeck, Pinus. Ao final da avaliação foi elaborado um relatório com levantamento de dados para registro de recomendações de manejo técnico. Diante do exposto, podemos concluir a importância dessa avaliação, através da experiência prática em perímetros urbanos, e com ela pode afetar o cotidiano de uma sociedade. Além disso, destaque a relevância de uma atividade prática, fora da universidade e experimento a realidade da futura profissão.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.