COMO FOI O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES NA ENGENHARIA NO CENTRO DE TECNOLOGIA?
Resumo
O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia (DIME) foi criado pela Women’s Engineering Society (WES) no Reino Unido em 2014. Desde então vem sendo celebrado mundialmente no dia 23 de junho com objetivo de fortalecer o espaço que as engenheiras vêm conquistando na profissão, antes majoritariamente ocupada por homens. O DIME foi comemorado pela primeira vez no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará em 2017, ideia proposta pela Professora Doutora Diana Azevedo, vice-diretora do CT. A partir daí a data vinha sendo celebrada pela comunidade acadêmica do CT apenas dentro da universidade, mas no ano de 2022 o evento rompeu os muros da universidade a fim de atingir a sociedade em seu entorno. Neste ano, a comemoração do DIME ocorreu na Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Moreira, objetivando atingir alunas que cursam o último ano do ensino médio. O evento foi dividido em três momentos: Teatro Oprimido “Joana pode cursar Engenharia?”; Coletivo Juntas; Roda de Conversa “Elas na Engenharia”. O conjunto desses momentos serviram para estimular reflexões e criar discussões sobre os momentos vividos pelas mulheres durante as tomadas de decisões, tanto para a escolha do curso quanto para a permanência nele. Nessa perspectiva, é inegável a importância e a relevância de se celebrar o DIME para estimular as atuais estudantes dos cursos de engenharia do CT e incentivar o ingresso de novas mulheres nesse mercado de trabalho.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.