DIA DE CAMPO DE FRUTICULTURA: FORMAÇÃO DE MUDAS DE MAMÃO E PLANTIO NO CAMPO. UMA ESTRATÉGIA DE VIVÊNCIA PROFISSIONAL DENTRO DA UNIVERSIDADE
Resumo
O Brasil se destaca como segundo produtor mundial de mamão, com uma produção de 1,06 milhão de toneladas em uma área colhida de 26 mil hectares. Por possibilitar a geração de empregos e renda de forma contínua ao longo do ano, a cultura do mamoeiro é de grande importância social e econômica. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo demonstrar, na prática, procedimentos técnicos recomendados para a formação de mudas e implantação de um cultivo de mamoeiro para os discentes da disciplina de fruticultura. Houve atuação direta dos alunos em todas as etapas dos procedimentos, instigando-os a realizar a correta aplicação dos conhecimentos e das técnicas ministradas e, assim, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos participantes. O dia de campo ocorreu em 28 de junho de 2022, dividido em dois momentos, o primeiro na sala de aula aberta, adjacente ao pomar didático, onde foram realizadas apresentações sobre tipos de substratos, recipientes para alocação das mudas, viveiros e propagação do mamoeiro. Já o segundo momento ocorreu no pomar didático, onde foram apresentadas técnicas para escolha de área, preparo do solo, montagem do sistema de irrigação, utilização de "mulching" e plantio das mudas em campo. Como resultados, observou-se que mais de 70% dos alunos matriculados na disciplina de fruticultura compareceram ao dia de campo, mostrando proatividade em ajudar a montar o sistema e participar do mesmo.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Beatriz Pereira Batista, A., Jader Lima da Silva, F., Iza Silva de Castro, M., Vanessa Gomes de Lima, K., Alexia Teixeira Aguiar, K., & Cleber de Medeiros Correa, M. (2022). DIA DE CAMPO DE FRUTICULTURA: FORMAÇÃO DE MUDAS DE MAMÃO E PLANTIO NO CAMPO. UMA ESTRATÉGIA DE VIVÊNCIA PROFISSIONAL DENTRO DA UNIVERSIDADE. Encontros Universitários Da UFC, 7(13), 1708. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86473
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
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