ELABORAÇÃO DE UM PROJETO SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PARTICIPAÇÃO EM UM PROCESSO SELETIVO DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O Projeto extensionista Serrinha de Acompanhamento Familiar (PROSAF) desempenha atividades baseadas no tripé acadêmico: ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, busca novos membros anualmente para compor suas atividades, selecionando alunos dos cursos da área saúde, como: enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, odontologia e psicologia por meio de um processo seletivo dividido em duas fases, sendo a primeira elaborar e apresentar um projeto em educação ou extensão em saúde, e a segunda uma entrevista. Sob esta ótica, o presente trabalho objetiva relatar a experiência obtida na participação do processo seletivo para ingresso ao PROSAF 2022.2. Para isso, primeiramente, foi elaborada a apresentação de um projeto, com abordagem educativa e extensionista, aliado a uma breve introdução acadêmica, ocorrendo de forma remota e utilizando diversas ferramentas para sua construção, como o Google Meet, Google Docs e Canva, tendo, como eixo principal, a saúde do idoso, abordando de forma específica o regime de polifarmácia. Por conseguinte, foi realizada uma entrevista presencial e individual contando, também, com pequenas simulações da atuação dos membros no dia a dia do projeto. Desse modo, a elaboração do projeto partiu do uso indevido de medicamentos, que têm como causas: automedicação, descentralização multiprofissional, baixa escolaridade, analfabetismo funcional e abandono ou má assistência de cuidadores e familiares. Assim, a medida interventiva foi a assistência de membros da ação, por meio do acompanhamento e instrução dos idosos e suas medicações, durante os encontros presenciais. Além disso, durante a entrevista, foram realizadas perguntas sobre vivência e habilidades, estimulando a reflexão, e, logo após, foram apresentados cenários fictícios, necessitando rápida ação a situações inesperadas. Em suma, o processo seletivo foi muito proveitoso e positivo, encorajando a superação, criatividade, empatia, auto reflexão e melhora das habilidades interpessoais.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Albuquerque Sousa, G., Sales, M. de C., Carvalho Brasil, I., Fernando Peixoto Mota, L., Bomfim e Silva, F., & Monteiro Fiuza, T. (2022). ELABORAÇÃO DE UM PROJETO SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PARTICIPAÇÃO EM UM PROCESSO SELETIVO DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(13), 1717. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86482
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.