MEDIAÇÃO DE LEITURA EM LENDO ESCRITORAS FRANCÓFONAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Livia Rodrigues de Oliveira
  • Rafael Teixeira de Oliveira
  • Gleyda Lucia Cordeiro Costa Aragao

Resumo

Lendo Escritoras Francófonas é um projeto de extensão, organizado pela professora Gleyda Cordeiro (Casa de Cultura Francesa), que conta com a participação de bolsistas PRAE-BIA. Aberto ao público interno e externo da universidade, sem necessidade de proficiência no idioma francês, que visa à divulgação e à promoção de obras de autoras francófonas publicadas a partir do início do século XX. O objetivo é levar o público ao (re)conhecimento dessas mulheres escritoras com pouca difusão no contexto literário brasileiro e na grade curricular do curso Letras-Francês. A escolha das leituras se dá por meio da seleção de algumas obras do recorte citado e, em seguida, da votação do público através da plataforma Google Classroom. Após a escolha, há um prazo de apr oximadamente duas semanas para a realização da leitura individual do livro – cujo tamanho não ultrapasse duzentas páginas, devido ao tempo destinado para a leitura; há, também, a divulgação do livro e do convite ao encontro por meio de redes sociais como o Instagram. Passa-se, então, à execução dos encontros, que ocorrem quinzenalmente, com duração de uma hora e meia, de modo virtual por intermédio do Google Meet. Para as apresentações ao público, elaboramos um apanhado de slides que norteiam as discussões. É por meio dessa iniciativa que nós, bolsistas, temos a oportunidade de conhecer e ler essas obras que, apesar de não fazer parte da nossa grade curricular acadêmica, não deixam de ser importantes para a nossa formação tanto intelectual, como cultural.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Rodrigues de Oliveira, L., Teixeira de Oliveira, R., & Lucia Cordeiro Costa Aragao, G. (2022). MEDIAÇÃO DE LEITURA EM LENDO ESCRITORAS FRANCÓFONAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(13), 1737. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86502

Edição

Seção

XV Encontro de Experiências Estudantis