O ESPORTE DE RENDIMENTO COMO INSTRUMENTO DE COMBATE À ANSIEDADE E À DEPRESSÃO EM ESTUDANTES-ATLETAS
Resumo
As chamadas “doenças do século“, quais sejam a depressão e a ansiedade, estão gradativamente sendo pauta de discussão nas universidades, o que torna extremamente necessário um estudo detalhado desse tema diante da sua relevância. No âmbito do esporte de rendimento não seria diferente, uma vez que essa categoria tem sua importância e impacto na vida de diversos estudantes atletas que enfrentam diariamente a depressão e a ansiedade, sendo o esporte de rendimento inclusive um importante instrumento de combate para encarar essas enfermidades. Dessa forma, vamos observar e quantificar a influência do esporte no condicionamento psicológico dos estudantes atletas universitários, especificamente na categoria de rendimento, seja positivamente ou negativamente, para o combate de ansiedade ou depressão, abrangendo tanto uma perspectiva interna quanto de terceiros. Trata-se de um estudo qualitativo elaborado por acadêmicas e atletas da Universidade Federal do Ceará. Os resultados serão colhidos por meio de formulário eletrônico contendo 7(sete) perguntas tendo como respostas "sim", "não" e "talvez", as quais relacionam o aparecimento ou não de sinais e sintomas de ansiedade e depressão em estudantes atletas com a prática esportiva. Portanto, com esse trabalho entendemos a importância e o impacto do esporte de rendimento na vida dos estudantes atletas. Além disso, podemos ressaltar os resultados do papel do esporte de rendimento no combate das doenças mencionadas acima.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.