OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM COMPOSTAGEM REALIZADA PELO GRUPO DE ENSINO E ESTUDOS EM FRUTICULTURA - GFRUT
Resumo
A compostagem potencializa o uso de vários resíduos orgânicos na agricultura, contribuindo para a preservação ambiental e, ao mesmo tempo, servindo para melhorar, manter e/ou recuperar a fertilidade e estrutura física de solos cultivados. Assim, é importante que o agrônomo domine técnicas de compostagem. Objetivou-se, por meio de oficina de capacitação, demonstrar o processo de compostagem para alunos do Curso de Agronomia e fomentar reflexão sobre a preservação ambiental no meio agrícola com uso de uma técnica simples. A oficina foi realizada no Pomar Didático do Gfrut, no Setor de Horticultura da Universidade Federal do Ceará – UFC, no dia 18 de julho de 2022, organizada pelos bolsistas e voluntários do Gfrut com a participação do Agrônomo Narciso Mota, tendo como público alunos de Agronomia da referida Universidade. A compostagem trata-se da decomposição controlada de resíduos de origem animal e vegetal, obtendo-se um material estável que é utilizado no campo como fertilizante orgânico, promovendo a reciclagem de nutrientes e a sustentabilidade em atividades agrícolas, como a fruticultura. O processo de compostagem é realizado através de etapas que envolvem coleta de resíduos orgânicos (estercos, folhas, etc.), montagem de pilhas com camadas alternadas em diferentes proporções de materiais ricos em C e N, respectivamente; monitoramento e controle da temperatura e umidade da pilha e revolvimento da mesma. O composto orgânico pode ser utilizado na composição de substratos para produção de mudas, na adubação em covas e sulcos de plantio, em cobertura ou em canteiros.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.