PACIENTE DE 23 ANOS COM CÂNCER DE MAMA IIIB DEVIDO À MUTAÇÃO NO GENE BRCA-1: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
INTRODUÇÃO: Segundo o INCA, o câncer de mama é o mais frequente na população feminina: no Brasil, cerca de 24% dos novos casos de câncer em mulheres são de mama. Dentre os fatores predisponentes, destaca-se o caso de indivíduos que apresentam mutações herdadas no gene BRCA-1. Sob esse viés, foi analisado o caso de uma mulher de 23 anos que foi encaminhada ao serviço de mastologia no Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON) devido à presença de nódulo na mama esquerda (ME). OBJETIVO: Comentar sobre a relevância dos fatores genéticos na carcinogênese através de um caso de câncer de mama em uma mulher de 23 anos de idade. RESULTADOS: Nuligesta de 23 anos, nega tabagismo, prima paterna falecida aos 23 anos por CA de mama, encaminhada ao GEEON com queixa de nódulo na ME, associado a eritema local e dor. Ao exame das mamas foi detectado nódulo no quadrante superior externo da ME de 5x5cm, pele em vias de ulceração, linfonodos axilares ipsilaterais palpáveis de 2 cm e fossa supraclavicular negativo para linfonodomegalia. Mama direita sem achados. Foi realizado USG de ME que evidenciou nódulo de 3,6 cm no quadrante superior interno (2H), outro em região retroareolar de 2,7 cm e outro de 0,7 cm no quadrante inferior interno (7H). Submetida a core biópsia, cujo estudo imunoistoquímico detectou carcinoma ductal invasivo grau III, RE 10%, RP negativo, HER2+, KI67 75%. Foi feito estudo genético que evidenciou uma variante patogênica, em heterozigose, no gene BRCA1. Foi realizada cirurgia conservadora, com retirada do nódulo e dos linfonodos acometidos. Também houve tratamento com quimioterapia e radioterapia adjuvante. CONCLUSÃO: A análise desse caso foi uma experiência enriquecedora para os alunos envolvidos, pois possibilitou o conhecimento prático de como mutações germinativas podem predispor a carcinogênese, além de demonstrar os impactos psicossociais que essas mutações podem causar em pacientes que sofrem dessa doença ainda na juventude.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.