RÁDIO LIVRE: UM ATO PELA DEMOCRACIA NO ENSINO SUPERIOR FEDERAL

Autores

  • Ana VitÓria de Oliveira Marques
  • Camila Fontenele Garcia Pontes
  • Marcelo Henrique Maciel da Silva
  • Rayssa da Costa Nascimento
  • Kamila Bossato Fernandes

Resumo

O minidocumentário "Rádio Livre: um ato pela democracia no ensino superior federal" foi uma produção desenvolvida no âmbito da disciplina de Jornalismo Audiovisual do Curso de Jornalismo, que documenta o ato público Universitária FM Livre. Ocorrido no dia 25 de maio de 2022, o ato foi uma resposta à censura imposta à Rádio Universitária FM, da Universidade Federal do Ceará, e à exoneração do professor Nonato Lima, que dirigia a Rádio. O objetivo do trabalho, do ponto de vista acadêmico, foi colocar em prática as técnicas e conhecimentos adquiridos na disciplina; do ponto de vista da atividade em si, a proposta da produção foi realizar uma cobertura geral do evento, colhendo depoimentos e apresentando o contexto que levou até a manifestação, se colocando como um instrumento de registro documental e de defesa da liberdade de expressão, de imprensa e da democracia. O minidocumentário foi produzido em 15 dias, desde a concepção da ideia até a consolidação do arquivo final, por quatro estudantes de Jornalismo divididos entre as funções de produtor, repórter, cinegrafista, roteirista e editor, com o uso de equipamentos improvisados e de baixo custo, entre eles, celulares dos discentes para a captação de imagens e fones de ouvido como microfone na captação dos áudios. Ao todo, foram realizadas quatro entrevistas que resultaram em um arquivo final de 5'36". O resultado foi satisfatório e exitoso, tendo em vista o prazo curto e os recursos disponíveis. Para os estudantes, a experiência foi um marco acadêmico entre os estudos teóricos realizados e a prática profissional, tendo sido um momento em que foram desenvolvidas diferentes habilidades, vivenciadas experiências profissionais e fora da zona de conforto. Também, proporcionou a criação de materiais para portfólio.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Experiências Estudantis