RÁDIO LIVRE: UM ATO PELA DEMOCRACIA NO ENSINO SUPERIOR FEDERAL
Resumo
O minidocumentário "Rádio Livre: um ato pela democracia no ensino superior federal" foi uma produção desenvolvida no âmbito da disciplina de Jornalismo Audiovisual do Curso de Jornalismo, que documenta o ato público Universitária FM Livre. Ocorrido no dia 25 de maio de 2022, o ato foi uma resposta à censura imposta à Rádio Universitária FM, da Universidade Federal do Ceará, e à exoneração do professor Nonato Lima, que dirigia a Rádio. O objetivo do trabalho, do ponto de vista acadêmico, foi colocar em prática as técnicas e conhecimentos adquiridos na disciplina; do ponto de vista da atividade em si, a proposta da produção foi realizar uma cobertura geral do evento, colhendo depoimentos e apresentando o contexto que levou até a manifestação, se colocando como um instrumento de registro documental e de defesa da liberdade de expressão, de imprensa e da democracia. O minidocumentário foi produzido em 15 dias, desde a concepção da ideia até a consolidação do arquivo final, por quatro estudantes de Jornalismo divididos entre as funções de produtor, repórter, cinegrafista, roteirista e editor, com o uso de equipamentos improvisados e de baixo custo, entre eles, celulares dos discentes para a captação de imagens e fones de ouvido como microfone na captação dos áudios. Ao todo, foram realizadas quatro entrevistas que resultaram em um arquivo final de 5'36". O resultado foi satisfatório e exitoso, tendo em vista o prazo curto e os recursos disponíveis. Para os estudantes, a experiência foi um marco acadêmico entre os estudos teóricos realizados e a prática profissional, tendo sido um momento em que foram desenvolvidas diferentes habilidades, vivenciadas experiências profissionais e fora da zona de conforto. Também, proporcionou a criação de materiais para portfólio.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.