RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE SOBRE A POPULAÇÃO LGBTQIAP+ PARA UM PROJETO DE EXTENSÃO
Resumen
INTRODUÇÃO: A saúde da população LGBTQIAP+ ainda é muito negligenciada pelos estudantes e pelos profissionais de saúde, tendo em vista a herança histórica de discriminação contra esse público. Assim, à vista disso, perpassando pela temática do Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar (PROSAF), um projeto baseado no tripé acadêmico de pesquisa, ensino e extensão, vinculado à Universidade Federal do Ceará, que tem como foco atenção primária de bebês, crianças, adolescentes e idosos, foi possível desenvolver um trabalho acerca desse tema para o processo seletivo do segundo semestre de 2022. OBJETIVOS: O presente trabalho possui como objetivo relatar a experiência de produção de um dos projetos de educação e saúde feitos para o processo seletivo em questão. METODOLOGIA: Nessa perspectiva, durante o processo seletivo do PROSAF, que envolve duas fases, na primeira, com a apresentação de algum projeto, e, na segunda, com uma entrevista, foi desenvolvido um trabalho de educação em saúde, intitulado “A saúde da população LGBTQIAP+”. Tal trabalho teve como finalidade ampliar a instrução, nas escolas estaduais de Ensino Médio, localizadas na Serrinha, sobre a temática da saúde LGBTQIA+ para adolescentes com variadas orientações sexuais, tanto para efeito de autoconhecimento, quanto para ter contato com outras orientações. Aliado a isso, extensa revisão bibliográfica foi realizada, a fim de elucidar melhor os autores quanto ao assunto. RESULTADOS: Desse modo, mediante os estudos, foi possível adquirir mais conhecimento relacionado à saúde lgbt, aos direitos de acesso à saúde no SUS, à saúde da pessoa transsexual e à saúde mental desse público; conhecimentos esses que são de fundamental importância para qualquer profissional da saúde. CONCLUSÃO: A experiência foi imprescindível para o crescimento acadêmico e pessoal de seus colaboradores, corroborando o tripé de pesquisa, ensino e extensão proposto pelo PROSAF.Descargas
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.