RELATO DE VIVÊNCIA COMO BOLSISTA NO PROJETO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL DA FOZ DO RIACHO MACEIÓ, FORTALEZA, CEARÁ
Resumen
O presente estudo propõe-se a relatar a vivência ao longo da bolsa de iniciação acadêmica, no projeto de Monitoramento Ambiental da foz do Riacho Maceió, Fortaleza, Ceará. A área de estudo está localizada na praia do Mucuripe, setor norte da cidade de Fortaleza. O objetivo deste trabalho foi realizar um monitoramento ambiental da área. Inicialmente foi feito um diagnóstico, identificando as principais fontes e pontos de poluição. A partir disso realizamos as coletas de sedimento e água no mês de junho de 2022 (estação chuvosa). As amostras de sedimento foram encaminhadas ao Laboratório de Oceanográfica Geológica (LOG) do LABOMAR, onde foi realizada uma descrição composicional e textura das amostras, análise granulométrica, além da determinação dos teores de matéria orgânica e carbonato de cálcio. Os parâmetros estatísticos de cada amostra foram avaliados e feita à classificação geral pelo diâmetro médio do sedimento, que foram classificados segundo Wentworth (1992) e o grau de seleção de acordo com Folk& Ward (1957). Os dados obtidos a partir da análise granulométrica foram interpretados utilizando-se o programa ANASED 5.0 (Lima, 2000). Os teores de matéria orgânica total foram obtidos pelo método gravimétrico (Loring & Rentala, 1992) e as concentrações de carbonato de cálcio determinadas através do método do Calcímetro de Bertrand modificado. As amostras de água foram encaminhadas ao NUTEC, onde foi feita uma avaliação microbiológica, através da técnica de fermentação em tubos múltiplos, visando estimar o Número Mais Provável (NMP) de Escherichia coli e os parâmetros físico-químicos foram determinados com base na APHA – Standard Methods for the examination of water & wastewater. Através desse estudo foi possível certificar-se da atual situação do Riacho Maceió e propor medidas mitigadoras para os impactos adversos. As atividades desenvolvidas foram de grande importância para o aprimoramento profissional dos bolsistas. Apoio: PRAE/UFC; LABOMAR/UFCDescargas
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Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Experiências Estudantis
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