TRANSIÇÃO PARA UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR: DESAFIOS E VIVÊNCIAS

Autores

  • Julia da Silva Ribeiro
  • João Antônio Costa Aguiar
  • Dayvit Keffen dos Reis Vasconcelos
  • Eugenio de Moura Campos

Resumo

Introdução: Sendo a interdisciplinaridade uma peça-chave para a saúde pública no Brasil, visando promover maior troca de saberes e perspectivas no campo da saúde mental, o Núcleo de Estudos em Neurociência, Psiquiatria e Saúde mental (NENPS), inicialmente voltado para estudantes de Medicina, buscou incorporar no semestre 2022.1, estudantes de outros cursos da área da saúde. Objetivos: Descrever aspectos da experiência de integrantes do NENPS na transição para uma equipe interdisciplinar, ressaltando as novas vivências rumo a um ambiente diverso em saberes no contexto acadêmico. Desenvolvimento: O NENPS realizou a divulgação de seu processo seletivo nas mídias sociais para alcançar interessados dos cursos de medicina, psicologia, enfermagem, terapia ocupacional e serviço social, categorias que compõem uma equipe mínima de saúde mental. A seleção não resultou na incorporação de estudantes de TO e Serviço Social. Foram incluídos alunos de psicologia e enfermagem de modo que agora o NENPS é um grupo discente multidisciplinar. Esta nova configuração trouxe o desafio da reformulação do conteúdo teórico das discussões internas, ampliando as abordagens temáticas no sentido de contemplar demandas interdisciplinares. As atividades de psicoeducação prestadas à população ganharam maior alcance na medida que integram a atuação acadêmica dos membros dos cursos incluídos. O impacto esperado é a formação de indivíduos mais preparados para a compreensão da atuação dentro do contexto de múltiplas atuações da saúde mental. Conclusão: Conclui-se que o grupo caminha para uma integração que fornecerá experiências de aprendizado mútuo, contribuindo para melhorar a qualidade da formação dos alunos envolvidos e da prestação de serviços à comunidade. Ademais, dada a relevância da integração desses cinco cursos para o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal de seus estudantes, há a necessidade de que a liga envide esforços para incluir as áreas ainda ausentes.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Ribeiro, J. da S., Antônio Costa Aguiar, J., Keffen dos Reis Vasconcelos, D., & Campos, E. de M. (2022). TRANSIÇÃO PARA UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR: DESAFIOS E VIVÊNCIAS. Encontros Universitários Da UFC, 7(13), 1775. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86542

Edição

Seção

XV Encontro de Experiências Estudantis