ESTUDO DE CASO DA NOVA ROTULAGEM NUTRICIONAL, PELA CONALIMENTOS EMPRESA JÚNIOR DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA – RDC N. 429 E INSTRUÇÃO NORMATIVA N 75.
Resumo
A má alimentação é um problema mundial e doenças relacionadas a ela têm aumentado vertiginosamente. Geralmente, ao escolher alimentos em um supermercado, é dedicada pouca ou nenhuma atenção à tradicional informação nutricional. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) propôs uma alteração na rotulagem nutricional visando mais eficiência ao transmitir informações claras e objetivas aos consumidores em prol da saúde pública. Ela pretende direcionar as pessoas a escolhas mais saudáveis e vidas longevas. O presente trabalho teve como objetivo adequar as Informações Nutricionais de acordo com a RDC nº. 429 e Instrução Normativa nº. 75, através do serviço prestado pela Conalimentos, empresa júnior do curso de Engenharia de Alimentos da UFC. Para garantir a adequação para a nova rotulagem, a equipe de Projetos realizou as devidas alterações no layout da Informação Nutricional, com o acréscimo da informação dos valores dos nutrientes para 100g do alimento, adição das informações de porções por embalagem ao cabeçalho, bem como a substituição da informação acerca dos valores diários na parte de baixo da tabela para “*Percentual de valores diários fornecidos pela porção” e “*VD não estabelecido”. Além disso, incluiu-se açúcares adicionados. O valor energético só é aceito na medida Kcal (não é permitido mais em kJ). Ademais, será alertado na parte frontal sinalizações quanto aos açúcares adicionados, gordura saturada e sódio quando a quantidade da sua porção for considerada de alto teor pela ANVISA. O símbolo deve ser aplicado na face frontal da embalagem e na parte superior. Por fim, a nova tabela nutricional tem como obrigatoriedade constar fundo de cor branca e letras pretas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.