PEDAGOGIA DE AXÉ: OS TERREIROS DE UMBANDA COMO ESPAÇO EDUCATIVO
Resumo
Universidade Federal do Ceará - UFC RESUMO Título: Pedagogia de Axé - Os Terreiros de Umbanda como Espaço Educativo Autora: Michelle Andrade Araújo Graduada em Humanidades – UNILAB Estudante de Pedagogia – UFC Membro – colaboradora do PRÓ - Inclusão Co Autora: Professora Dra. Francisca Geny Lustosa Professora da Faculdade de Educação – UFC e Coordenadora do PRÓ – Inclusão - UFC Referido estudo, ocorreu no âmbito da extensão da FACED/UFC, vinculado ao Grupo de Pesquisa Pró-Inclusão, com objetivo de compreender as práticas pedagógicas que se estabelecem nos Terreiros de Umbanda e conforme se caracterizam como ações metodológicas de resistência de cultura afro – brasileira, bem como entender que estratégias são adotadas para promover a difusão da religião e novos adeptos, respeito as diversidades e distintas formas de manifestações inclusivas. Do ponto de vista do referencial teórico refletimos quanto à importância dos Terreiros de Umbanda na história de luta e resistência do povo negro no Brasil. Assim, alguns questionamentos nos acercam sobre esta forma de organização e princípio educativo de resistência: de que modo, no terreiro de Umbanda, a Pedagogia de Axé é passada de geração para geração por meio dos ensinamentos ancestrais e como essas ações se constituem como estratégia metodológica de resistência da cultura afro-brasileira? Como essa religião se relaciona com a posição histórica de resistência e luta de uma povo-tradição-história? Assim, ao identificar quais espaços dentro do Terreiro são utilizados para metodologicamente repassar os ensinamentos ancestrais também contribuímos para a conscientização e da co-construção de sínteses dessas práticas metodológicas de ensinamento ancestral que acontece dentro de uma casa de Axé. A pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter etnográfico contempla, ainda, além das vivências do e no terreiro, a sistematização dos registros iconográficos e documental desses processos culturais, ritualísticos e pedagógicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.