RELATO DE EXPERIÊNCIA: CAPACITAÇÃO EM MANOBRA DE DESOBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO
Resumo
INTRODUÇÃO: A asfixia decorrente da obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE) é uma emergência, infelizmente comum, que demanda um atendimento rápido e eficaz para identificar precocemente o quadro de obstrução e intervir, de modo a minimizar a ocorrência de óbitos por essa causa. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, ocorreram 679 óbitos devido à ingestão de alimentos com obstrução do trato respiratório. Além disso, o engasgo é considerado uma das principais causas de morbidade e mortalidade entre crianças. OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes do curso de enfermagem sobre uma atividade de extensão abordando a temática OVACE. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, referente a uma atividade de extensão realizada pelo projeto de extensão Núcleo de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar (NUEMPH) para jovens da Igreja Novidade de Vida. Inicialmente, houve uma explicação teórica acerca dos sinais que caracterizam as obstruções, identificação do sinal universal de asfixia e realização da conduta adequada em caso de engasgo. Em seguida, foi praticada a técnica da Manobra de Heimlich com o auxílio de um simulador realístico e de instrumentos médico-hospitalares. RESULTADO: Durante a extensão, todos os participantes tiveram a oportunidade de praticar a manobra de desobstrução das vias aéreas, com auxílio e supervisão dos integrantes do NUEMPH. Além disso, o público tirou dúvidas e discutiu sobre os mitos em torno da Manobra de Heimlich e de métodos populares de desengasgo. CONCLUSÃO: Foram notáveis os benefícios desta extensão, cujo propósito foi de capacitar pessoas leigas quanto às maneiras corretas de lidar com alguém em situação de OVACE. Uma vez que saber realizar a conduta certa pode evitar maiores danos à saúde e eventuais óbitos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.