A FUNÇÃO E IMPORTÂNCIA DA EPÍFISE E CARTILAGEM EPIFISÁRIA DOS OSSOS LONGOS
Resumo
Com esse estudo, objetivou-se identificar ossos colecionáveis com indicativo da presença anterior de cartilagem de crescimento. No Laboratório de Morfologia Animal são realizadas as aulas práticas de Anatomia Animal dos cursos de Agronomia e Zootecnia. Nesse laboratório constam muitas peças ósseas e órgãos dos animais domésticos. Dentre as peças ósseas colecionadas, são encontrados ossos de animais jovens, então, é possível observar a presença de espaços, nos quais as cartilagens epifisárias estavam presentes nos ossos longos. Quando presentes, essas cartilagens são do tipo hialino e são verificadas entre a diáfise e as epífises proximais e distais, de modo que, a presença dessas cartilagens indica que esses animais estavam em crescimento quando morreram. Elas desaparecem após cessar o crescimento, esse desaparecimento se dá pelo processo de sinostose. Quando um animal é muito jovem, essas cartilagens permitem constatar que alguns desses ossos podem ser divididos em quatro partes, como por exemplo o fêmur. No laboratório, há um osso, cujas parte estão unidas por durepox (trabalho de um aluno) e nele é possível ver que a cabeça, o trocanter maior, a diáfise e a epífise distal surgiram separadamente. Em alguns ossos longos, é possível verificar cartilagem de crescimento apenas na epífise distal, pois a proximal já sofreu sinostose. Em outros, a cartilagem de crescimento está presente nas duas epífises. De qualquer modo, a presença dessa cartilagem no animal pode constituir um ponto de fragilidade que pode gerar fraturas, mas que confere maior capacidade de movimento, caso seja exigido em algum momento. Conclui-se que a presença de ossos com espaços epifisários, são indicativo de presença de cartilagem de crescimento e que constituem fonte de conhecimento adicional para o estudo da anatomia animal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.