A METODOLOGIA DO TEATRO OPRIMIDO COMO FORMA DE APRENDIZADO EM ADMINISTRAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA

Autores

  • Tamiris Barreto Sampaio
  • Camilla Batalha
  • Maria de NazarÉ Moraes Soares

Resumo

A experiência da monitoria em Administração e Gestão Pública demonstra tanto uma importante articulação no processo de formação do estudante de graduação em Gestão de Políticas Públicas, quanto para a vivência em participar e fomentar a discussão da Administração Pública (AdP) brasileira e papel dos servidores públicos federais, estaduais e municipais como agentes transformadores da gestão pública. Foi pensada uma oficina interativa com a utilização da metodologia do Teatro do Oprimido pensada por Augusto Boal. O Teatro do Oprimido é um teatro participativo que proporciona a oportunidade tanto de atuar quanto de observar processos de diálogo e pensamento crítico emancipadores. Promovendo a reflexão dos sujeitos oprimidos socialmente, buscando que estes reflitam conscientemente sobre sua própria realidade de opressão, para que possam combatê-la e transformá-la. Para a experiência com os alunos de Gestão de Políticas Públicas, foi utilizado como exemplo o Teatro Fórum, uma das vertentes do Teatro do Oprimido, onde Boal desenvolveu o neologismo “espect-ator”, que remete à dissolução dos que atuam e dos que veem. Durante essa experiência foi discutido se essa metodologia/ferramenta poderia ser utilizada dentro do ciclo de políticas públicas e para a correção mais efetiva de demandas sociais. Diante disso, foi possível inferir que as diversas formas de aprendizado em Gestão de Políticas Públicas podem e devem ser pensadas sob a perspectiva de espectador/ator, para que a criticidade e o fazer coletivo possibilitem a reflexão e a consequente transformação da realidade. Por fim, também dentro da monitoria, é proporcionada a experiência proposta por Boal no Teatro Fórum, em que é possível ser “espect-ator” e transformador de realidades.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência