A TEORIA DA BUROCRACIA: UMA ANÁLISE NA ESTRUTURA DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO CEARÁ
Resumo
O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará – DETRAN-CE - é uma autarquia estatal e está inserido dentro do setor de fiscalização e administração do trânsito, onde o contexto burocrático é extremamente presente, assim, visualiza-se um cenário rico para a análise da influência de aspectos marcantes na teoria da burocracia, como hierarquia, impessoalidade e formalização. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo investigar e analisar a dinâmica organizacional do departamento estadual de trânsito do Ceará-DETRAN-CE-, em termos dos seus alinhamentos à teoria da burocracia. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, de caráter descritivo, documental e de campo. No que tange a coleta de dados, foram entrevistados três gestores da instituição em foco, tendo sido realizada a análise de conteúdo. Além disso, foram aplicados questionários, em caráter ilustrativo, a alguns colaboradores da empresa. Os dados do questionário foram tratados a partir de estatística descritiva. Constatou-se com o estudo a presença da teoria da burocracia através, principalmente, da formalização dentro dos setores, visto que, independentemente do processo que será realizado, os procedimentos são realizados de modo formal, por meios de ofícios, e-mail e apresentação de documentos. Em relação a hierarquia, foi analisado a estrutura da organização, assim, foi constatado que é algo presente no órgão, tendo em vista que a divisão do trabalho é facilmente identificada através do organograma. No que tange a impessoalidade, foi observado alguns momentos de interação, entretanto a maioria dos processos são feitos de forma independente. No órgão, foi observado a existência do Caráter legal das Normas, frente a grande quantidade de normas e regras, como por exemplo a restrição durante a pandemia da covid-19 para entrar na sede do órgão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.