A VIDA ADULTA E O ENVELHECER: HETEROGENEIDADES DOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO AO LONGO DA VIDA

Autores

  • Raissa Fernanda Torquato Cares
  • Lívia Soares de Sousa
  • Larissa da Silva Sousa
  • Nara Maria Forte Diogo Rocha

Resumo

O presente resumo remete a um relato de experiência de monitoria voluntária vinculada ao Programa de Iniciação à Docência (PID), na disciplina Psicologia do Desenvolvimento II, componente curricular obrigatório do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, que se debruça sobre os processos de desenvolvimento ao longo da vida, com enfoque na vida adulta e velhice. A disciplina tem como objetivo geral problematizar as questões da vida adulta e do envelhecer na psicologia; e como objetivos específicos apresentar um quadro teórico para o estudo destes momentos da vida; abordar as mudanças psicossociais referentes à adultez e a velhice; e problematizar questões relativas à cognição, inteligência, sexualidade e sociabilidade nos processos de envelhecimento. Posto isso, a monitoria busca auxiliar no cumprimento dos objetivos propostos, bem como proporcionar ao estudante monitor uma experiência de iniciação à docência ainda na graduação. Quanto à metodologia, contou-se com a presença da monitora em sala de aula, sua participação na facilitação de dinâmicas de grupo como Círculos de Cultura e rodas de conversa, e o fornecimento de orientação na realização de atividades e avaliações. Como resultado, obteve-se a construção de uma dinâmica de ensino que mescla aulas expositivas, diálogos horizontalizados e a presença de convidados especialistas, com textos e materiais audiovisuais que ofertam um quadro conceitual das teorias psicológicas do desenvolvimento na vida adulta e velhice, associando-as aos aspectos psicossociais que atravessam estes processos, tais como: raça, classe social, gênero, sexualidade, relações familiares, perdas e lutos. Assim, busca-se auxiliar na difusão de uma Psicologia do Desenvolvimento que compreenda o desenvolvimento humano enquanto um processo de ganhos e perdas que se dá ao longo de toda a vida e é influenciado pelos contextos, a fim de proporcionar um vislumbre das possibilidades de envelhecimentos enquanto múltiplas e heterogêneas.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência