ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI 13.964/2019 PARA A PROGRESSÃO DE REGIME NA EXECUÇÃO PENAL: PUNITIVISMO E AFRONTA À ADPF 347/15 NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO
Resumo
Em 2015, o Supremo Tribunal Federal declarou o estado inconstitucional nas prisões do Brasil decorrente de ações e omissões do Estado, após a propositura por parte do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 347. Todavia, verifica-se que, na prática, políticas criminais continuam a ser concebidas em afronta a esse entendimento. Um claro exemplo é a Lei nº 13.964/19, conhecida como Pacote Anticrime, a qual, em geral, reforça um viés punitivista insensível à crise do sistema carcerário. Especificamente em relação à progressão de regime na execução penal, a Lei tende a incrementar o rigor da disciplina carcerária, aumentando o tempo necessário para a concessão do benefício. Assim, objetiva-se investigar como a Lei nº 13.964/19, mediante as mudanças causadas aos critérios temporais de progressão de regime, corrobora para uma política criminal punitivista e que vai de encontro ao entendimento do STF na ADPF nº 347. Os objetivos específicos são: analisar o entender do STF quanto às prisões e o estado de coisas inconstitucional e explorar os possíveis efeitos das alterações do Pacote Anticrime ao sistema prisional. O estudo dar-se-á por meio de pesquisa bibliográfica e documental, mormente a Lei nº 13.964/2019 e a ADPF nº 347/2015. Destaca-se que o Supremo Tribunal Federal entendeu que o sistema penitenciário nacional deveria ser caraterizado como estado de coisas inconstitucional tendo em vista o quadro de violação massiva e persistente de direitos fundamentais, decorrente de falhas estruturais e falência de políticas públicas. Pelo estudo realizado, apurou-se que o Pacote Anticrime aumenta o tempo necessário para concessão da progressão de regime, fazendo com que o preso permaneça mais tempo encarcerado em um local reconhecido como constante violador de direitos, como declarado pelo STF na ADPF nº 347, e agravando a superlotação carcerária.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Barroso Vieira Costa, T., & Bruno Araujo Reboucas, S. (2022). ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI 13.964/2019 PARA A PROGRESSÃO DE REGIME NA EXECUÇÃO PENAL: PUNITIVISMO E AFRONTA À ADPF 347/15 NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3371. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87639
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.