AS MAQUETES FÍSICAS COMO FERRAMENTA DE CONCEPÇÃO NO PROJETO ARQUITETÔNICO

Autores

  • Ethel Braga de Freitas
  • Clevio Dheivas Nobre Rabelo

Resumo

Por muitos anos, o processo de concepção de um projeto arquitetônico no curso de arquitetura foi majoritariamente feito através de croquis e desenhos simplificados das ideias buscadas pelos alunos. Com menos recursos tecnológicos do que hoje, o desenho à mão era uma habilidade extremamente desenvolvida, assim como não eram raras as maquetes físicas. Com a chegada de novas tecnologias que auxiliam na representação do desenho, o uso de ferramentas manuais se tornou mais raro. Apesar dos softwares terem a capacidade de gerar bons resultados, é possível perceber certa dependência dos alunos em relação a essas ferramentas. Hoje, é notória a dificuldade que os alunos enfrentam na hora de iniciar o projeto e sair do “papel em branco”. A disciplina de Projeto Arquitetônico 4 busca maneiras de encarar esse momento. Além de incentivar a pesquisa de obras de referências para familiarizar os alunos com a tipologia ou a forma do terreno que a disciplina vai tratar, tem-se recorrido a algumas das habilidades manuais de que falamos no início do resumo. Em específico, o uso de Maquetes Físicas que tem como objetivo tornar a visualização do conceito inicial desenvolvido mais palpável, além de ser uma forma de comunicação mais imediata e acessível entre os trabalhos. A partir dessa visualização os alunos podem ajudar e acompanhar de perto o desenvolvimento dos colegas. As maquetes trazem soluções inesperadas de projeto que demorariam mais para serem gestadas em outro tipo de suporte. Como ganho no final da disciplina foi possível perceber que os alunos que desenvolveram seu projeto utilizando a maquete durante a disciplina, conseguiram obter um resultado melhor do que os alunos que utilizaram a maquete física no início e depois a deixaram de lado. Embora com difícil engajamento no início do semestre, mas com melhoras significativas com o passar das aulas, tal atividade demonstrou a influência e eficácia que o exercício pode ter no processo de aprendizado e desenvolvimento projetual.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência