ATLAS DIDÁTICO VIRTUAL DE ANATOMIA VEGETAL: MERISTEMAS PRIMÁRIOS

Autores

  • Gino Coelho de Souza
  • André Ribeiro Alves
  • Matheus Siebra Dias de Souza Oliveira
  • Arlete Aparecida Soares

Resumo

Ao longo da vida das angiospermas, nos ápices dos caules e das raízes do corpo dessas plantas, persistem certas regiões formadas por células de origem embrionária. Essas regiões são denominadas de meristemas primários. As células de natureza embrionária que compõem esses meristemas são as iniciais e as derivadas. As células iniciais possuem baixa taxa de mitose e ao se dividirem produzem as derivadas imediatas. Estas por sua vez, darão origem as zonas meristemáticas – protoderme, meristema fundamental e procâmbio – que formarão os tecidos do corpo primário da planta. Para facilitar o entendimento da estrutura, a funcionalidade desses meristemas, apresentamos aqui os meristemas com suas respectivas descrições de forma que os alunos possam entender o crescimento axial das angiospermas e seu corpo primário. Esse trabalho faz parte de um projeto maior que é o desenvolvimento de um atlas didático virtual. O objetivo é gerar uma ferramenta online que auxilie os estudantes no aprendizado de anatomia vegetal. Para isso, foi fotografado o laminário didático utilizado nas aulas práticas de anatomia vegetal. Nesse capítulo tratamos do ápice de caule e da raiz. As imagens foram obtidas com o uso de um microscópio de campo claro com sistema de captura de imagens. Posteriormente, as imagens foram usadas na montagem de pranchas anatômicas do atlas que está em construção. As imagens são sinalizadas e identificadas para facilitar o entendimento dos alunos. No capítulo de meristemas primários mostramos detalhes do promeristema, centro quiescente e as zonas meristemáticas que formam o corpo primário das plantas. As imagens digitais do laminário didático foram muito úteis durante as aulas remotas na pandemia de COVID-19, mas continuam sendo uma ferramenta atual e de fácil acesso para os alunos. Além disso, auxilia nos estudos extra-classe, no processo de aprendizagem com reflexo positivo na aprovação dos discentes ao final das disciplinas que utilizam essa ferramenta.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência