BIOINDICADORES FITOPLANCTÔNICOS NA PRAIA DO IDEAL, FORTALEZA/CE
Resumo
O fitoplâncton é constituído por algas que são os principais responsáveis pela atividade fotossintetizante no meio aquoso e pela produção primária na teia alimentar. São utilizados como bioindicadores, fornecendo dados consistentes sobre as consequências de ações antrópicas que impactam direta ou indiretamente o ambiente aquático. Logo, o estudo da comunidade fitoplanctônica deixa explícita o estado da integridade do ecossistema aquático. Assim, este trabalho tem por objetivo verificar a presença de organismos bioindicadores da comunidade fitoplanctônica na Praia do Ideal, Fortaleza/CE, um local com grade frequência popular e turística. Coletas mensais estão sendo desde de abril de 2021, sendo obtido in situ os dados de pH, temperatura da água, oxigênio dissolvido e transparência da água, além dos teores de fosfato, amônia e nitrito. Ainda, utilizando uma rede de plâncton, filtra-se 100 litros de água e concentrada para 10 mL, sendo preservada em formol a 4%. No laboratório de Bioecologia (LABEC) da Universidade Federal do Ceará foram analisadas 10 subamostras de 0,1 mL, em microscópio binocular Callmex® para identificação. A classificação sistemática é baseada em referências pertinentes ao assunto, bem como, consultas a especialistas na área. Os registros fotográficos foram realizados com câmera Canon®, de 20 megapixels. Os resultados preliminares evidenciam uma água meso/oligotrófica, destacando-se os seguintes bioindicadores: Asterionella formosa, Oscillatoria nigrans, Synedra ulna, Chroococcus sp., Cylindrospermopsis sp. e, Oscillatoria sp. Os trabalhos continuam em andamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.