DA LIMITAÇÃO À NOVAS PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO EM PSICODIAGNÓSTICO
Resumo
O psicodiagnóstico é um processo de avaliação psicológica situado no tempo, fazendo uso de instrumentos e testes, assim como as habilidades clínicas do psicólogo para investigar, auxiliando com a confirmação ou rejeição de un deteterminado construto psicológico. Na disciplina de Psicodiagnóstico da Universidade Federal do Ceará, a disciplina tem caráter teórico-prático. A dinâmica na qual os alunos acompanham as aulas teóricas, ao passo que tiram suas dúvidas e se preparam, em duplas ou trios para realizar o psicodiagnóstico em pacientes da Clínica Escola de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Com a pandemia de Covid-19, tais práticas presenciais ficaram comprometidas, havendo assim certo prejuizo no processo e apreensão das práticas. Com o retorno das atividades não voltam apenas a possibilidade de atividades presenciais, mas também as novas possibilidades adquiridas e exploradas durante o período da pandemia, como uma ampliação da possibilidade de psicodiagnóstico on-line, já respaldado através da Resolução 11//2018 do Conselho Federal de Psicologian que regulaamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação. Ainda, a busca por tentar validar mais testes para tal modalidade somada à maior disposição dos profissionais para práticas on-line esboçam um cenário no qual os profissinais além de dinamizarem suas práticas sem perder qualidade, ainda as tornam mais aceessíveis.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Santos Simplicio, W., Fidel Clark Ayres, M., & Elida da Silva Gusmao, E. (2022). DA LIMITAÇÃO À NOVAS PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO EM PSICODIAGNÓSTICO. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3548. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87819
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.