ESTUDO DE LÂMINAS PETROGRÁFICAS DE MINERAIS PESADOS DE SOLOS DA BACIA DO PARANÁ PARA USO DIDÁTICO NAS AULAS DE PETROLOGIA SEDIMENTAR
Resumo
Minerais pesados são aqueles transportados ou formados em sedimentos e rochas sedimentares cuja densidade é superior à do quartzo (2,65 g/cm3). Quando detríticos, suportam a abrasão ocorrida no processo de transporte após a desagregação da rocha-fonte por agentes intempéricos. Sua ocorrência em sedimentos é inferior a 1%, mas quando apresentam ocorrências superiores a isso podem formar relevantes depósitos economicamente valiosos (placeres), além de possuir uma variedade de espécimes. O estudo de minerais pesados é relevante pois a partir deles é possível analisar sua proveniência, as alterações químicas impostas pelo meio e para melhor entendimento do processo de transporte. Para diversificar o acervo de lâminas didáticas das aulas de Petrologia Sedimentar, foram analisadas no microscópio polarizador cinco lâminas delgadas de amostras de solo desenvolvido sobre arenitos da Bacia do Paraná (formações Piramboia e Botucatu). Nelas destacaram-se os minerais ultraestáveis zircão, turmalina e rutilo, os metaestáveis silimanita (e sua variedade fibrolita), epidoto, granada, titanita, estaurolita, zoisita, clinopiroxênio, clinozoisita e cianita, e os instáveis hornblenda verde e marrom, bem como quantidades consideráveis de alterita. Essa assembleia indica uma proveniência primária detrítica a partir de rochas metamórficas paraderivadas aluminosas que sofreram metamorfismo regional de médio a alto grau. Variedades de grãos arredondados e esféricos de zircão e turmalina indicam proveniência secundária (sedimentar) indicativa de retrabalhamento policíclico. Destaca-se a presença de uma amostra repleta de grãos da série dolomita- ankerita, muito rara em sedimentos detríticos e com provável fonte primária muito próxima e pouco retrabalhada. Por apresentar uma boa variedade de espécimes, as lâminas analisadas foram consideradas muito ricas para agregar à coleção de material didático utilizado nas aulas de Petrologia Sedimentar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.