MONITORIA EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA: CONTRIBUIÇÃO DOS MODELOS DE BISCUIT NAS AULAS PRÁTICAS SOBRE O ZOOBENTOS MARINHO
Resumo
As unidades acadêmicas que possuem programa monitoria apresentam uma melhor assistência nas atividades práticas e teóricas de suas disciplinas, favorecendo diretamente os alunos na melhoria do seu aprendizado. Não é incomum que os alunos apresentem alguma dificuldade de aprendizado por motivos variados, desde a disciplina ser pouco atrativa ou por possuir um conteúdo teórico extenso e complexo. O uso de metodologias didáticas diferenciadas pode reduzir esses problemas, melhorando assim o interesse e o desempenho dos alunos. Modelos físicos tridimensionais de diferentes invertebrados marinhos, feitos em biscuit, tem auxiliado as aulas práticas da disciplina Oceanografia Biológica III do curso de Oceanografia desde 2018. O uso desses modelos despertam o interesse dos alunos, ajudando na compreensão de conceitos teóricos, características diagnósticas e comportamentais dos animais estudados. No semestre 2022.1, os modelos em biscuit foram utilizados nas aulas, tanto práticas quanto teóricas, e os resultados dessas atividades refletiram em um melhor desempenho dos alunos nas avaliações finais da disciplina. Além disso, as atividades com os modelos possibilitaram uma maior interação entre alunos, monitores e a professora, criando um ambiente motivador e descontraído, o que tornou mais agradável o aprendizado. Os próprios alunos se sentiram mais confortáveis em poder manusear o material e reconhecer e comparar as diferentes estruturas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Rafael Moreira Coelho, T., Arbex de Castro Lima, M., & Almeida Rocha Barreira, C. (2022). MONITORIA EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA: CONTRIBUIÇÃO DOS MODELOS DE BISCUIT NAS AULAS PRÁTICAS SOBRE O ZOOBENTOS MARINHO. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3777. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88060
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.