O USO DE MÚSICAS NA MONITORIA DE LETRAS-ITALIANO
Resumo
A monitoria PID (Programa de Iniciação à Docência) no curso de Letras-Italiano da UFC atua juntamente aos alunos dos semestres iniciais nas disciplinas Italiano I a IV, que contemplam língua e cultura italiana. Os encontros acontecem de duas maneiras: sessões coletivas semanais com tema pré-estabelecido e horário fixo, e também atendimentos individuais/pequenos grupos para dúvidas específicas. Os monitores são responsáveis pelo planejamento, pela elaboração de material didático e de avaliações, pela correção de tarefas, etc. Um dos materiais didáticos que mais têm efeito nas monitorias e, por conseguinte, repercussão nas disciplinas é a tarefa baseada em música, o que é um ponto bastante positivo, porque se trabalha cultura e língua de forma indissociável. A linguagem musical por si só já é atraente, então utilizá-la didaticamente é muito eficaz, pois conforme se aprende cultura, se aprende o conteúdo linguístico dos componentes curriculares do primeiro e do segundo ano do curso, relativo ao nível A do Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas, que contempla, de forma básica, Fonética e Fonologia, Morfologia, Sintaxe e Semântica. Há várias maneiras de abordar o tema música em sala de aula e os monitores, sob a orientação do coordenador, oferecem tarefas, seja de cunho linguístico, seja de cunho histórico-cultural, isto é, podem ser atividades que explorem questões relativas à língua, como gramática e pronúncia, e/ou questões relativas à cultura italiana, como, por exemplo, as músicas de resistência ou as músicas do festival de Sanremo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Carvalho Valentim, L., & Ferreira da Silva, R. (2022). O USO DE MÚSICAS NA MONITORIA DE LETRAS-ITALIANO. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3853. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88137
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.