PERCEBERES E SOLFEJARES: COMO AS PRÁTICAS DINÂMICAS PODEM AUXILIAR NO APRENDIZADO DO SOLFEJO
Resumo
Este trabalho se destina a apresentar as atividades de monitoria desenvolvidas na disciplina de Percepção e Solfejo, do curso de Música da Universidade Federal do Ceará, durante os semestres 2022.1 e 2022.2. Para tanto, buscou-se elucidar, através de um relato de experiência, como as práticas dinâmicas e a relação monitor-estudante podem apoiar a evolução da aprendizagem do solfejo. Nesse contexto, a ludicidade revela-se como uma estratégia facilitadora para o compartilhamento de conhecimentos, pois pode auxiliar tanto na identificação de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, como também no desenvolvimento de abordagens didáticas por parte do monitor voltadas para a superação de tais dificuldades. Sob essa perspectiva pedagógica, tendo como norte as ideias do educador musical austríaco Émile Jaques-Dalcroze, procurou-se, nos encontros de monitoria, trabalhar a percepção e o solfejo a partir de dinâmicas e jogos musicais nos quais as práticas corporais assumiam papel fundamental. Dessa maneira, o estudante era incentivado a observar, através de estímulos musicais e corporais, como o próprio corpo reagia aos sons, às movimentações rítmicas e melódicas, aos timbres dos instrumentos; possibilitando, assim, que a abordagem do conteúdo fosse elaborada e desenvolvida a partir do aprofundamento e do aguçamento da percepção, oportunizando aos alunos a descoberta de novas possibilidades de aprendizado e expressão musical. Dessa forma, a interação atenta e constante entre monitor e estudante vem promovendo uma mediação de conhecimentos efetiva que tem se constituído como um eficaz meio de compartilhamento de saberes, uma vez que tem impulsionado aos alunos que participam da monitoria o aprimoramento de sua relação com o solfejo, e possibilitado a construção de uma atuação pedagógica que conduz a bons resultados de aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Marcelo Lima Lopes, J., & Silveira Viana Junior, G. (2022). PERCEBERES E SOLFEJARES: COMO AS PRÁTICAS DINÂMICAS PODEM AUXILIAR NO APRENDIZADO DO SOLFEJO. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3880. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88164
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.