PONTO DE VISTA DO ALUNO SOBRE O TBL E O PBL NA GRADUAÇÃO DE MEDICINA
Resumo
Introdução: O ensino na Faculdade de Medicina da UFC é majoritariamente baseado em aulas expositivas. Observa-se que em alguns módulos são utilizadas metodologias ativas, como o ''team based learning'' (TBL) e ''problem based learning''(PBL). Alunos do ciclo clínico já tiveram contato com as três metodologias e conhecer a opinião deles tem o potencial de contribuir para o planejamento dos próximos semestres, tanto do ciclo clínico como do básico. Objetivos: Descrever a preferência dos discentes quanto às metodologias de ensino e a opinião deles sobre qual delas é mais eficiente no desenvolvimento do raciocínio clínico. Metodologia: Incluídos na pesquisa alunos do ciclo clínico do curso de Medicina da UFC Fortaleza (N = 32). Os entrevistados preencheram questionário eletrônico por meio da plataforma do Google Forms. Resultados: 53,1% dos participantes têm as aulas expositivas como o modelo preferido, enquanto o PBL foi o mais rejeitado (46,9%), possivelmente refletindo o maior costume com o modelo tradicional. As aulas expositivas são as que menos contribuem pro desenvolvimento do raciocínio clínico (segundo 62,5% dos participantes), já o TBL é o que os estimula mais nesse quesito (50%). Isso provavelmente faz o TBL ser indicado como a metodologia mais apropriada para o ciclo clínico (43,8%). 46,9% acreditam que o modelo tradicional aproveita melhor o tempo de aula e 31,3% consideram essa a forma mais adequada para o ciclo clínico. 25% consideram o método do PBL ser o melhor para as aulas de clínica médica. Conclusão: na visão dos alunos, o modelo tradicional é o que menos contribui para o desenvolvimento do raciocínio clínico. Metodologias ativas tem potencial de favorecer o ensino nesse aspecto. O TBL tem maior aceitação que o PBL, podendo ser priorizado. É possível que o uso do TBL no módulo de semiologia aumente a curva de aprendizado dos alunos, uma vez que é nesse período que o aluno começa a desenvolver com mais intensidade seu raciocínio clínico.Downloads
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Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
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