PREPARAÇÃO DE LÂMINAS DE RÁDULA DE CEFALÓPODES
Resumo
O material prático em aulas é uma estratégia muito presente para o aprendizado, no período do ensino a distância, ele se tornou ainda mais estimado pelos alunos, visto que muitos sentiram sua falta significativa. O filo Mollusca é o segundo táxon mais diversificado morfologicamente, tendo como estrutura exclusiva do grupo, a rádula, peça linguiforme usada na raspagem durante a alimentação. Os dentes presentes nela, se diferem em forma e organização dependendo da espécie e dieta. A classe Cephalopoda apresenta muitas diferenças fisiológicas em comparação a outros moluscos, possuindo o sistema nervoso mais complexo entre os invertebrados. Esse trabalho possui como objetivo, o preparo de lâminas de rádulas e de suas respectivas pranchas ilustrativas, como instrumentos de fixação do conhecimento. O protocolo utilizado se iniciou com a dissecação, sendo retirada a massa bucal do Cephalopoda, que logo após ficou submersa em Hidróxido de Potássio (KOH) 10% até a dissolução do excesso de tecido, em seguida, as rádulas foram retiradas com ajuda de microscópio estereoscópico (lupa), lavadas em água destilada e postas em série alcoólica. Após desidratado, o material foi corado com corante vermelho congo e seguiu para a lâmina. A montagem das lâminas permanentes foi feita com Entellan e as rádulas foram posicionadas com ajuda da lupa. O resultado esperado é que o uso das lâminas auxilie, de forma significativa, o ensino teórico-prático, com uma melhor compreensão e participação dos alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.