REVITALIZAÇÃO DA REDE DE APOIO TOPOGRÁFICO DO LABORATÓRIO DE GEOMÁTICA APLICADA DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES DA UFC

Autores

  • Pedro Gabriel Moura da Silva
  • João Vitor Benevides de Castro
  • Rafael Wendell Barros Forte da Silva
  • Maria Aparecida Barroso Albuquerque
  • Arielle Elias Arantes

Resumo

Para a realização de um levantamento topográfico é fundamental a disponibilidade de uma rede de apoio com pontos georreferenciados amarrados a um sistema de coordenadas. A NBR 13.133 de 2021, que trata dos procedimentos para o levantamento topográfico, diz que o apoio topográfico planimétrico pode ser implantado com a utilização da tecnologia GNSS ou de método convencional. Atualmente, a rede topográfica do Laboratório de Geomática Aplicada (LAG) é composta por 21 pontos georreferenciados espalhados pelo Centro de Tecnologia, sendo que estes pontos são utilizados nas aulas práticas de Topografia, que atende aos alunos dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental, Geografia e Arquitetura. Em 2014, os pontos foram levantados utilizando o método de levantamento GNSS, não sendo realizada a correção das coordenadas dos pontos, por isso, as incertezas planimétricas e altimétricas variam de 8 cm até 18 cm, respectivamente. Com o intuito de melhorar e ampliar a rede de apoio topográfico do LAG, foi proposto a implantação de novos pontos topográficos com auxílio de equipamento GNSS, para obtenção das coordenadas através do processamento de dados. A ampliação pretende disponibilizar mais 40 pontos topográficos além dos 21 pontos já existentes, dando assim uma revitalização à rede de apoio topográfico. O projeto pretende também disponibilizar uma monografia completa com a descrição de cada ponto e suas devidas coordenadas na biblioteca do LAG. Até então foram implantados 6 pontos topográficos, cujo as incertezas planimétricas e altimétricas são, respectivamente, 1,2 cm e 1,1 cm. Vale destacar que 3 pontos obtiveram resultados satisfatórios, 2 pontos tiveram erros pequenos e apenas 1 ponto obteve erros maiores, no qual será necessário realizar novamente o levantamento com GNSS, a fim de diminuir tais erros. No que tange a continuação do projeto, o Departamento de Engenharia de Transportes aguarda por uma nova seleção de bolsistas, pois o mesmo se encontra parado.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência