TIMELINE DA VIDA
Resumo
Com base no jogo “Timeline: Clássico”, e colocando em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante o semestre na disciplina de Paleontologia e Evolução Biológica, foi proposto aos alunos a criação de baralhos que contassem a história da evolução da Terra e da vida no planeta. O uso pedagógico de jogos no ambiente escolar vem sendo objeto de auxílio no processo ensino-aprendizagem desde o ensino fundamental, com o objetivo de pôr em prática o conhecimento teórico e ao mesmo tempo estimular o aprendizado, a fixação de conteúdos e a socialização. O jogo desenvolvido em sala consiste em colocar essas cartas confeccionadas pelos alunos com eventos históricos em uma linha do tempo, em que a parte de cima da carta evidencia um evento e a parte de baixo a sua datação. Essas cartas são distribuídas de maneira aleatória entre os participantes e é escolhida uma para ser o evento base, então um jogador por vez coloca uma carta escolhida na fila, ao posicionar uma carta de forma incorreta o jogador puxa mais uma do monte e passa a vez, o jogo termina quando todas as cartas de um participante se esgotarem. Observou-se que a estratégia dos jogos mostrou resultados positivos, trazendo uma dinâmica mais atrativa para a sala de aula, e favorecendo a aprendizagem compartilhada entre os alunos, sendo uma maneira moderna e dinâmica de fixar os conteúdos dados durante o semestre, assim, tornando o conteúdo mais palpável e compreensível.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
David de Matos Sousa, J., Eugenia de Almeida Oliveira, M., & Mendes, M. (2022). TIMELINE DA VIDA. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 4021. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88311
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.