VIRTUDES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA
Resumo
O estudo da Epistemologia das virtudes, um projeto teórico dentro da teoria do conhecimento, modificou a minha visão sobre o quê é conhecimento e como ele se relaciona com processos emocionais e sociais. Essa literatura me fez refletir sobre as conexões entre o que chamamos de "Virtudes intelectuais" com a minha atividade enquanto monitor na disciplina de Introdução à Filosofia e são essas relações que eu viso explorar aqui. Esse texto foi produzido a partir do referencial teórico de Epistemologia das Virtudes, tomando como exemplo Alfano et al (2021) e Jason Baehr (2013) com meu contato com a função de monitor da disciplina. Normalmente as virtudes são pensadas como sendo principalmente algo de caráter moral. Coragem, temperança e humildade seriam exemplos dessas virtudes morais. Entretanto, o que os epistemólogos das virtudes fazem é demonstrar como esses elementos ocupam um papel em nossa forma de conhecer o mundo e como elas possuem sua contraparte "intelectual". Durante a monitoria de Filosofia, eu buscava estimular esse tipo de características nos alunos enquanto corrigia os ensaios que eles escreviam e ao mesmo tempo eu mesmo almejava tais características. Para exemplificar tais conceitos, tanto o estudante precisava ter prudência Intelectual (uma virtude) para escrever um texto de forma cuidadosa e não desleixada, quanto eu precisava analisar os textos que estava corrigindo com cuidado e não tirar conclusões precipitadas ou apressadas. Em outro sentido, os estudantes eram estimulados a terem humildade intelectual para receber críticas de forma adequada e eu, enquanto monitor, precisava lutar contra arrogância intelectual (que seria oposto de uma virtude) para avaliar bem as perspectivas dos alunos. Dado o que foi comentado, podemos concluir que a Epistemologia das virtudes desempenha um relevante papel para pensar a dinâmica da aprendizagem e formação de conhecimento, inclusive no contexto dos alunos de Introdução à Filosofia.Downloads
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Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
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