VISUALIZAÇÃO MICROSCÓPICA DA DIFERENCIAÇÃO DE LEUCOPLASTOS EM CLOROPLASTOS
Resumo
Os plastídeos são organelas capazes de se transformar de acordo com a função que desempenham nas células. Existem diversos tipos de plastídeos, que podem ser classificados em termos de cor e função: Leucoplastos, Cloroplastos e Cromoplastos. Os leucoplastos são plastos incolores, sem pigmentos, além de acumular substâncias de reserva, podendo se diferenciar em amiloplastos, óleoplastos e proteoplastos. Os cloroplastos, também chamados de plastos verdes, são clorofilados e responsáveis pela fotossíntese. Os cromoplastos são plastídeos que contém pigmentos não fotossintéticos como, por exemplo, os carotenoides. Esse projeto objetivou evidenciar a plasticidade dos plastos por meio da visualização microscópica de sementes de feijão ao longo de sua germinação, sendo observada a mudança do número de amiloplastos em cloroplastos. Para isso, inicialmente foi realizado o plantio de doze grãos de feijão, para os quais se acompanhou, individualmente, sua germinação diariamente, seguida da realização de cortes finos em seus cotilédones para visualização em microscópio óptico. Após os cortes, as lâminas foram montadas e então utilizados lugol e água destilada para visualização das estruturas no microscópio. O primeiro corte de cotilédone observado, oriundo de um feijão que ainda não havia germinado, apresentou um grande número de amiloplastos. Após os primeiros dias de germinação, foi possível notar um pequeno aumento no número de cloroplastos nos cortes de cotilédones e, após vários dias de germinação, os cotilédones visualizados já apresentaram um grande número de cloroplastos e um número reduzido de amiloplastos. Com isso, podemos concluir que os plastos possuem um grande poder de plasticidade, podendo diferenciar-se rapidamente, atendendo as necessidades de suas células.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.