VISUALIZAÇÃO MICROSCÓPICA DA DIFERENCIAÇÃO DE LEUCOPLASTOS EM CLOROPLASTOS

Autores

  • Carlos Gabryell Lino de Oliveira
  • Rafael Guimarães Gomes Silva
  • Caio Alves Rodrigues Bessa
  • Marina Duarte Pinto Lobo

Resumo

Os plastídeos são organelas capazes de se transformar de acordo com a função que desempenham nas células. Existem diversos tipos de plastídeos, que podem ser classificados em termos de cor e função: Leucoplastos, Cloroplastos e Cromoplastos. Os leucoplastos são plastos incolores, sem pigmentos, além de acumular substâncias de reserva, podendo se diferenciar em amiloplastos, óleoplastos e proteoplastos. Os cloroplastos, também chamados de plastos verdes, são clorofilados e responsáveis pela fotossíntese. Os cromoplastos são plastídeos que contém pigmentos não fotossintéticos como, por exemplo, os carotenoides. Esse projeto objetivou evidenciar a plasticidade dos plastos por meio da visualização microscópica de sementes de feijão ao longo de sua germinação, sendo observada a mudança do número de amiloplastos em cloroplastos. Para isso, inicialmente foi realizado o plantio de doze grãos de feijão, para os quais se acompanhou, individualmente, sua germinação diariamente, seguida da realização de cortes finos em seus cotilédones para visualização em microscópio óptico. Após os cortes, as lâminas foram montadas e então utilizados lugol e água destilada para visualização das estruturas no microscópio. O primeiro corte de cotilédone observado, oriundo de um feijão que ainda não havia germinado, apresentou um grande número de amiloplastos. Após os primeiros dias de germinação, foi possível notar um pequeno aumento no número de cloroplastos nos cortes de cotilédones e, após vários dias de germinação, os cotilédones visualizados já apresentaram um grande número de cloroplastos e um número reduzido de amiloplastos. Com isso, podemos concluir que os plastos possuem um grande poder de plasticidade, podendo diferenciar-se rapidamente, atendendo as necessidades de suas células.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência