Programa de Iniciação à Docência durante a pandemia

Authors

  • Paulo Thiago Pereira do Vale
  • Gabriel de Souza Nogueira da Silva
  • Fernando Rodrigues de Almeida Júnior

Abstract

O Projeto de Iniciação à Docência, com a monitoria na disciplina de Programação Computacional tem como objetivo tentar facilitar o ensino da disciplina aos alunos (majoritariamente recém ingressos na faculdade) bem como auxiliar o(s) professor(es) com correções de atividades. Durante o período de pandemia era impossível ter encontros presenciais com os alunos da disciplina, o que trouxe uma situação nova tanto para o(s) próprio(s) professor(es) quanto para os alunos. Levando em consideração que a disciplina é muito mais fácil de ser aprendida praticando do que estudando teoria, esse tempo sem ter aulas presenciais tornou a disciplina muito mais árdua para os alunos, pois eles precisam de mais dedicação para executar as práticas com menos auxílio, uma vez que nem todos têm condições de estarem presentes em todas as aulas virtuais. Com isso, o(s) professor(es) acabaram utilizando metodologias mais voltadas para a aplicação de exercícios a fim de reforçar o conteúdo e contar como presença nas aulas. Logo, o trabalho do(s) monitor(es) se voltou muito mais à correção desses exercícios do que apresentação de conteúdo para os alunos. Porém, apesar de terem participação mais atenuada, ainda ocorrem encontros semanais fixos e/ou em horários sob demanda para que os alunos possam tirar eventuais dúvidas e requisitar a ajuda do(s) monitor(es) em exercícios que sentirem dificuldade. Esperançosamente os tempos voltarão ao normal em breve e a monitoria poderá ser exercida com mais ênfase no clássico e efetivo ensino presencial.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-01-01

How to Cite

Thiago Pereira do Vale, P., Nogueira da Silva, G. de S., & Rodrigues de Almeida Júnior, F. (2021). Programa de Iniciação à Docência durante a pandemia. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 400. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79770

Issue

Section

XXIX Encontro de Iniciação à Docência