EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ACESSIBILIDADE
Resumen
No intuito de contribuir na promoção das condições de acessibilidade para a formação acadêmica de discentes com deficiência, a Universidade Federal do Ceará criou em 2010 a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui. Na estrutura administrativa da referida Secretaria encontra-se Divisão a de Produção de Material Acessível. Compete a essa Divisão a produção e edição de recursos bibliográficos e informativos acessíveis às pessoas com deficiência visual, atividade essa realizada em parceria com o Sistema de Bibliotecas da UFC. Para a produção desse material a Secretaria conta com a colaboração de uma equipe de bolsistas da Iniciação Acadêmica da PRAE, coordenado por uma bibliotecária e um apoio administrativo. O objetivo desse relato é expor as contribuições e reflexões suscitadas, motivadas pelo cotidiano na Secretaria que oferece atividades de capacitação para os bolsistas, sobre diversos assuntos tais como: audiodescrição, inclusão de pessoas com deficiência, noções básicas de Braille e uso de recursos de tecnologia assistiva. Como estudante do curso de Economia Ecológica, essas vivências me proporcionaram indagar como as pessoas com deficiência sensorial ficam excluídas das informações sobre educação ambiental. Nesse contexto é notória a falta de informações em formato acessível, como em Braille por exemplo, nas lixeiras de separação de resíduos, em panfletos informativos sobre boas práticas com o uso adequado da água, fontes de energias, locais de coleta de lixo, reciclagem dentre outras informações importante para o cotidiano de qualquer cidadão. Portanto, percebo a necessidade de incluir nos projetos de educação ambiental a preocupação com espaços acessíveis, evitando por exemplo o depósito de lixo nas calçadas, dificultando a mobilidade das pessoas cegas. Acredito ser relevante a inclusão do assunto “acessibilidade” no currículo do curso, ampliando assim a visão dos futuros profissionais.Descargas
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Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Pastor, B. L., & Sousa, C. dos S. (2017). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ACESSIBILIDADE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5103. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30127
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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