O ESTUDO TRANSDISCIPLINAR DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA COMO FORMA DE PROMOVER A SUA EFICÁCIA
Resumen
INTRODUÇÃO: A infância e a adolescência devem ser protegidas por toda a sociedade das diferentes formas de violência. Nesse sentido, o ECA é o instituto legislativo de proteção a infância mais importante do Brasil. Uma norma válida e vigente pode preencher todos os requisitos técnicos e fáticos de eficácia, porém, ainda assim, pode não produzir qualquer efeito na sociedade. A eficácia da norma jurídica consiste na sua aptidão para produzir efeitos práticos. OBJETIVO: O ECA é considerado um marco na proteção da infância e tem como base a doutrina de proteção integral aos direitos e garantias das crianças e adolescentes. O objetivo deste trabalho é demonstrar que as atividades planejadas pelo Núcleo de Estudos Aplicados Direitos, Infância e Justiça - Nudijus contribuem para que o ECA cumpra sua finalidade. MÉTODOS: A avaliação foi feita a partir de um formulário no Google Documentos aplicado aos alunos que participaram das atividades promovidas pelo Nudijus (Rodas de Diálogo e Grupos de Estudo), os resultados foram expressos em forma de porcentagem. RESULTADOS: 97% dos alunos concordaram que o estudo transdisciplinar da norma jurídica contribui para promover a sua eficácia e 3% não souberam opinar. Quanto ao grau de importância das atividades promovidas pelo Nudijus para o estudo transdisciplinaridade a avaliação foi a seguinte: 44,4% atribuíram notas máxima em uma escala de 1 ( menor nota) a 5 ( maior nota). 33,3% conferiram nota 4 e 22,2% nota 3.CONCLUSÃO: Conclui-se que o estudo transdisciplinar do ECA contribui significativamente para expandir os seus efeitos sociais. Sendo, as atividades promovidas pelo Nudijus um meio para alcançar essa transdisciplinaridade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Barroso, D. D., Nobre, A. C., & Coelho de Freitas, R. (2017). O ESTUDO TRANSDISCIPLINAR DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA COMO FORMA DE PROMOVER A SUA EFICÁCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5327. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30351
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.