O ENSINO DAS VARIEDADES LÍNGUÍSTICAS DO ESPANHOL ATRAVÉS DE VÍDEOS

Autores/as

  • Germana da Cruz Pereira
  • Lenilstonio Mendes
  • Germana da Cruz Pereira
  • Germana da Cruz Pereira

Resumen

Este trabalho tem por objetivo buscar uma reflexão sobre a importância de abordar as variedades linguísticas do espanhol e como trabalhá-las em sala de aula de E/LE através de vídeos de canções, reportagens, trechos de filmes ou de novelas, todos trazendo a variedade que se deseja apresentar. A proposta teve suporte em estudos sobre variação, principalmente na divisão da língua espanhola em áreas geolectales, construída em 3 zonas peninsulares e outras 5 americanas, feita por Moreno Fernández (2000), dará suporte a essa proposta também, os estudos de Bagno (2007) a respeito de uma pedagogia da variação linguística, além das OCEM, que trazem algumas colocações a respeito do ensino da língua espanhola. Esse trabalho fez um estudo documental sobre variedades da língua espanhola, o ensino dessas e as OCEM, baseado nisso, fez-se a apresentação de propostas didáticas para trabalhar essas variedades em sala de aula, a fim de que o aluno tenha uma visão mais ampla a respeito da língua em estudo e pretende-se que haja uma discussão sobre a relevância desse trabalho para o ensino de E/LE. O presente projeto foi desenvolvido com financiamento da bolsa PID, orientado pela Profª Draª Germana Cruz. Como resultado da atuação junto às turmas assistidas podemos citar um aprendizado das variedades penisulares e americana do espanhol, bem como uma ampliação de seus vocabulários, elementos que serão fundamentais em suas atuações profissionais como docentes de ELE.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Pereira, G. da C., Mendes, L., Pereira, G. da C., & Pereira, G. da C. (2017). O ENSINO DAS VARIEDADES LÍNGUÍSTICAS DO ESPANHOL ATRAVÉS DE VÍDEOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5675. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30699

Número

Sección

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência